Tuesday, 26 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Mídia e inclusão em Brasília

DEMOCRACIA E COMUNICAÇÃO

A Sociedade de Cultura Dombali, com apoio da vice-presidência do Senado Federal e da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (Cida) promove no Auditório Interlegis, no Senado Federal, em Brasília, de 25 a 27 de novembro, o seminário internacional "Democracia e comunicação ? o imperativo da inclusão".

A Aboriginal Peoples Television Network (Rede de Televisão dos Povos Aborígines) é um dos diversos exemplos de inclusão étnica na mídia: emissora canadense de TV a cabo formada e administrada por três etnias ? indígena, inuit (esquimós) e meti (primeiro grupo que os colonizadores encontraram ao chegarem ao país). A APTN mantém programação voltada para essas populações, abordando temas como preservacionismo, integração social, caça e discriminação. É transmitida em vários dialetos e também em francês e inglês.

Permitir que no Brasil se reproduzam experiências como a do Canadá ? ou de Estados Unidos e África do Sul, que também terão representantes participando do evento ? é um dos desafios do seminário.

Serão discutidos temas como o papel das comunicações numa sociedade democrática, ética no jornalismo, legislação e experiências de diversidade e inclusão. Alguns convidados já confirmaram presença, como o vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS); a secretária especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, Matilde Ribeiro; a ministra da Herança Canadense, Jean Augustin; a presidente da TV Educativa do Rio de Janeiro, Beth Carmona, e o presidente da Fundação Padre Anchieta, Jorge Cunha Lima.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir de 2 de novembro na página da Dombali.

Informações

Sociedade de Cultura Dombali ? Endereço na web: <www.dombali.org.br>); telefones: (11) 273-7455 e (11) 273-4886