Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Antonio d’Avila

ESTADÃO EM PDF

“Estadao nao entendeu a Web 10”, copyright Blue Bus (www.bluebus.com.br), 31/10/03

“Leitor escreve da França – ?É evidente que tiraram o Estadao do ar por razoes financeiras. Mas era melhor matá-lo do que deixá-lo em coma. Pois a soluçao que encontraram é simplesmente ridícula. Decisao de quem nao entende nada de jornalismo e informatica. Para nós que nao podemos comprar o jornal na esquina, é uma fonte de informaçao que desaparece. É uma pena. Tentei ler e quando desisti, a tela do meu computador estava coalhada de PDFs. Uma verdadeira salada!?”

 

“Estadao nao entendeu a Web 9”, copyright Blue Bus (www.bluebus.com.br), 31/10/03

“Leitor – ? Júlio, Vou ser do contra. Pra mim, o Estadao fez um grande negócio colocando a versao integral do jornal na Web, em PDF. É muito melhor para o atual assinante entrar em um site onde tudo está no mesmo lugar que no jornal e as colunas estao com a mesma diagramaçao e fonte. Pode melhorar? É claro que pode. A navegaçao pode ser mais rápida, o PDF pode ser aprimorado, mas é bom para todo mundo. É bom para o anunciante, que poe o anúncio no papel e vai parar na Internet. É bom para as comunidades distantes, que podem imprimir o jornal exatamente como ele foi distribuido em Sao Paulo, e é bom para o jornal, que nao precisa ter duas equipes fazendo a mesma coisa. O canal de Internet continua existindo, e é a Agência Estado, que tem layout de Web, velocidade de web, e textos de Web. Papel é papel, Internet é Internet, e bola pra frente…?.”

 

“Nota do editor”, copyright Blue Bus (www.bluebus.com.br), 31/10/03

“Joao, vc deve imaginar o quanto eu estou me roendo pra dizer o que penso e nao posso, ja que se abriu um debate entre leitores, que devo apenas gerir. Mas…nao resisto. Vc disse tudo – ?Papel é papel, Internet é Internet?. O Estadao é pra ler no papel no cafe da manha, como diz o Jean Boechat aqui. Noticia em Internet é outra coisa, com-ple-ta-men-te diferente… Abs”

 

“Estadao nao entendeu a Web 8”, copyright Blue Bus (www.bluebus.com.br), 31/10/03

“Leitor – ?Julio, nao é pra apoiar o movimento que o Estadao fez, mas eu realmente ficava me perguntando ?quem é que paga a conta?? quando lia o seu conteúdo aberto na Internet. Acho que a resposta era ?ninguém? e agora vemos isso?. ?Micropagamentos? Assinatura de grupos de conteúdo? Qual é o formato, nao sei, mas é indispensável um modelo de receita para o que é feito na Internet ou vamos ter ainda mais PDFs pela frente?.”t

 

“Estadao nao entendeu a Web 7”, copyright Blue Bus (www.bluebus.com.br), 31/10/03

“Leitor – ?Demorou para o Estadao mostrar a sua cara antiquada e retrógrada. Nao me assusta em nada essa decisao tao deplorável. O que se faz em uma situaçao dessas é apenas nao baixar os arquivos. Quem sabe, boicotando este novo velho formato eles nao caem na real?.”