TV PAGA
“Começa Ano Novo da temporada de seriados”, copyright Folha de S. Paulo, 2/11/03
“Depois de meses e meses de reprises, estréiam amanhã as novas temporadas das séries na TV paga e também novos seriados. Mas, dos nove títulos inéditos que os canais Sony e Warner começam a exibir, até agora nenhum foi alçado à posição de ?hit? nos Estados Unidos, onde estrearam no final de setembro.
O melhor exemplo é ?Coupling?. Foi lançada por lá com grande estardalhaço pela rede NBC, a mesma que exibe ?Friends? -e que procurava na nova série um substituto para as aventuras dos já cansativos seis amigos de Nova York.
Mas ?Coupling?, vendida como ?Friends? com sexo?, não emplacou: estréia nesta terça no Sony, às 21h30, já a meio caminho da condenação nos Estados Unidos. Começou como o 19? programa mais visto da TV norte-americana (estar entre os 25 primeiros é considerado satisfatório), mas, na segunda semana, já estava em 35?, tendo perdido 5 milhões de telespectadores.
Foi tirada do ar depois do terceiro episódio e deve voltar neste mês como teste final.
?Skin? (Warner, quarta, às 22h), um drama adolescente com ares de ?Romeu e Julieta? moderno, também anunciado nos EUA como o grande lançamento do outono, deixou alarmados os executivos da emissora por seus baixos índices de audiência.
Um dos poucos que têm sido bem-sucedidos entre os telespectadores é ?Two and a Half Men?, estrelado por Charlie Sheen. A série, que estréia amanhã no Warner, às 20h, é sobre um solteirão que, de repente, se vê obrigado a dividir o apartamento com o irmão neurótico e recém-divorciado e o sobrinho.
Outra que está indo bem entre o público americano é ?Cold Case?, mais uma série na linha de investigação policial -o tema que mais tem dado certo em seriados ultimamente. Também da Warner (sextas, 20h), mostra uma investigadora que tenta desvendar crimes sem solução arquivados há anos.
?Reality show?
E, se alguém pensou que a onda de ?reality shows? já estava no fim e não tinha mais nenhuma novidade, o Sony prova o contrário. Apresenta no próximo domingo, às 20h30, ?Queer Eye for the Straight Guy? (algo como ?um olhar gay para o sujeito hetero?), no qual cinco homossexuais descolados dão um banho de ?civilização? em um heterossexual considerado um tanto quanto rude.
Especialistas em culinária, moda, vinhos, cultura e decoração, os cinco se tornam a fada madrinha do escolhido: mudam seu jeito de vestir, redecoram sua casa e o transformam em um perfeito cavalheiro.
Exibido na TV paga norte-americana, o programa se tornou uma febre nos Estados Unidos, o que fez com que a rede de televisão aberta NBC também decidisse exibi-lo.
Velhos conhecidos
Mas, se nenhuma das novidades agradar, isso não é motivo para desespero. As novas temporadas dos velhos conhecidos, os seriados ?Will & Grace?, ?E.R.?, ?Scrubs? e companhia, chegam para quem não aguentava mais tanta reprise.
E o destaque é mesmo para a última temporada de ?Friends?. Em seu décimo ano, os seis amigos desta vez devem partir definitivamente -menos Joey (Matt Le Blanc), que no ano que vem promete voltar com um seriado só dele.”
BAND CORTA MÁRCIA
“Na rota de novos anunciantes”, copyright Meio & Mensagem, 27/10/03
“Bandeirantes muda perfil da programação de olho no terceiro lugar do Ibope. Para 2004, a promessa é de maior agressividade comercial
Há poucos dias, começou a ser distribuído a todas as equipes de produção e de jornalismo da Rede Bandeirantes de Televisão, em São Paulo, um quadro com o título: ?Para quem fazemos nossa programação??. Ilustrada com fotos de mulheres de diversas idades e frases que sintetizam o que elas pensam e seus principais interesses, a peça é emblemática das mudanças por que passa a emissora. Tradicional canal de esportes, voltado principalmente ao público masculino de meia-idade, a Bandeirantes iniciou há cerca de três anos um processo de adequação da programação ao gosto do público feminino da classe C, principal audiência das TVs abertas – de acordo com informações do Ibope, do universo de telespectadores das 8h às 24h, 28% são homens acima de 18 anos e 42% são mulheres da mesma faixa etária.
Feitos os primeiros ajustes, a emissora promete para 2004 uma estratégia de vendas mais agressiva; comemora a conquista de novos anunciantes, principalmente do segmento de produtos de consumo, e espera recuperar o terceiro lugar no Ibope, perdido para a Rede Record, na Grande São Paulo.
Como parte da estratégia, a emissora fará, em 30 de outubro, o primeiro de uma série de cinco cafés da manhã com grandes anunciantes e agências de publicidade. O objetivo dos encontros será apresentar o portfólio de produtos e as estratégias de programação traçadas para 2004.
De acordo com Marcelo Parada, vice-presidente da emissora, que acumula também a presidência da Rádio Bandeirantes, a meta interna é ter a grade de programação detalhada até meados de novembro. Porém, as linhas mestras já foram definidas. Além de uma cobertura intensa das Olimpíadas, uma das grandes apostas para o próximo ano (ao lado da TV Globo, a emissora será a única da TV aberta a transmitir o evento esportivo) -, a emissora pretende criar um horário para a exibição de filmes; investir na ampliação da cobertura de grandes eventos, como o carnaval, o aniversário de 450 anos da cidade de São Paulo e o concurso Miss Brasil; e diversificar ainda mais a programação, com atrações destinadas a segmentos específicos do público feminino. Segundo Parada, a Bandeirantes também voltará a cobrir a Fórmula Indy, categoria em que três pilotos brasileiros têm chances de brigar pelo campeonato em 2004.
Jogo da vida
Os filmes que serão exibidos devem ser definidos em breve. Executivos da emissora foram a evento realizado em Cannes, na França, há cerca de um mês, onde conversaram com as principais distribuidoras do mercado, mas ainda não fecharam negócio. De acordo com Parada, o orçamento destinado à compra dos títulos está entre US$ 4 milhões e US$ 5 milhões e deverá ser concentrado em filmes de ação com atores conhecidos do público brasileiro.
Outra grande aposta para o próximo ano é o recém-lançado Jogo da Vida, criado para brigar pela audiência nas tardes de domingo. Segundo o executivo, o programa tem por objetivo dar maior coerência à grade da Bandeirantes, hoje voltada a falar com o público feminino. Ao longo do ano, a emissora já havia contratado José Luis Datena para o horário das 16h às 20h e lançado o noticioso Boa Noite Brasil, que ajudaram a elevar a audiência no período. ?Reconquistamos a terceira posição no horário, na Grande São Paulo, e queremos repetir o feito em outras faixas horárias?, diz Parada.
A médio prazo, a Bandeirantes pretende ainda voltar a produzir novelas.
?Não existe programação que brigue por audiência sem teledramaturgia. É um gênero indispensável em canais de TV aberta?, afirma Parada. ?Estamos conversando com três produtoras e gostaríamos de lançar uma novela ainda em 2004. Mas dependemos da situação do mercado. Precisamos viabilizar financeiramente o projeto e garantir que ele terá continuidade. Estes são os principais cuidados que estamos tendo.?
As mudanças, de acordo com o executivo, têm surtido efeito e mudaram o perfil dos anunciantes nos últimos dois anos. Até então, a Bandeirantes tinha como principais clientes empresas de transporte aéreo, automóveis, bancos e cervejarias. Mais recentemente, começaram a chegar grandes varejistas de móveis e eletrodomésticos, fabricantes de alimentos e bens de consumo.”
“Por imagem, Band corta barraco de Márcia”, copyright Folha de S. Paulo, 31/10/03
“Até recentemente maior ibope da Band, o ?Hora da Verdade? vai acabar. A manobra audaciosa faz parte de projeto da Band de limpar a imagem da apresentadora Márcia Goldschmidt, que ficará no ar só aos domingos, com o novo e ?light? ?Jogo da Vida?.
A direção da Band acredita que Márcia tem potencial de se transformar em uma marca de prestígio como Hebe Camargo e Ana Maria Braga. Acredita que ganhará muito mais dinheiro e audiência investindo em nova imagem _já contratou, por exemplo, uma ?personal stylist?.
Pesou na decisão da Band o fato de o ?Hora da Verdade? ter sido alvo de suspeitas de armar, com atores, os dramas humanos que exibe. Em junho, o programa mostrou uma mulher que dizia ter descoberto que seu amante era o próprio filho, uma fraude.
O diário de Márcia é o sexto colocado no ranking da campanha Quem Financia a Baixaria É contra a Cidadania e está sendo investigado pelo Ministério Público.
Um programa com novo nome, mas com conteúdo parecido, deve substituir o ?Hora da Verdade?. A data de sua última edição ainda não foi definida, mas deve ser no final de novembro.
Apesar de vir perdendo fôlego, empatando com o ?Verdade do Povo? (sua versão na Record), o ?Hora da Verdade? foi na semana passada a segunda maior audiência da Band, com 5 pontos, mais do que o ?Jogo da Vida? (4).
OUTRO CANAL
Vem aí
Em café da manhã ontem de manhã no SBT, Silvio Santos apresentou oficialmente ao mercado publicitário o novo superintendente comercial da emissora, Antonio Athayde. Sobre a crise que afetou principalmente sua emissora, disse apenas que 2003 ?foi um ano diferente, como todos sabem?.
Desemprego
A loirinha Jacqueline Petikovic, 21, apresenta hoje, pela última vez, o ?Bom Dia & Cia.?. Foi dispensada pelo SBT, com quem tem contrato até o final de novembro. Uma dupla de crianças fez ontem teste para substituí-la. O motivo da mudança é corte de custos e a avaliação de que, sem Jacqueline, o programa de desenhos (que vive ganhando da Globo) não perde ibope.
Nível
Pérola da ?revista? de ficção ?Fama?, subproduto da novela ?Celebridade? (Globo), encartada nesta semana na ?Quem?, em texto assinado pela personagem de Déborah Secco: ?Oi, gente! Meu nome é Darlene. Não Marlene como muita gente chama. É Darlene mesmo, com D… De dar. Sou assim, especial até no nome!?.
Ânimo
As emissoras de TV estão detectando um clima de recuperação neste final de ano. A Record, que abriu novos intervalos comerciais, declara que já vendeu todos os espaços para anúncios em rede nacional até 15 de dezembro. E a Band também resolveu aumentar o número de intervalos.”