TV CIDADÃ
O produtor de televisão Norman Lear anunciou, no último dia 13, que vai fazer uma campanha de US$ 9 milhões para registrar de um a dois milhões de novos jovens votantes para as eleições de 2004. A campanha, que foi apresentada pela atriz Drew Barrymore na universidade George Washington, tem o objetivo de aumentar em 2% o número de votantes jovens. Em 2000, apenas 42% dos jovens com menos de 25 anos votaram.
A campanha teve como base uma pesquisa nacional realizada pela Princeton Survey Research Associates International. Segundo a pesquisa, 18 anos é a idade ideal para se conquistar o votante. "Se você consegue fazer com que votem aos 18, serão votantes para o resto da vida", afirma Lear, que tem 81 anos e mistura política e cultura popular no programa televisivo All in the Family.
A campanha já tem um website (www.declareyourself.com) que oferece informações sobre votações e conta com o apoio do Yahoo! e do Clear Channel ? empresas de grande alcance entre o público jovem. As duas vão ajudar com publicidade e promoção de serviços que atraiam a audiência deste público. Informações de Jennifer Lee [The New York Times, 14/11/03].