SOCIEDADE & TECNOLOGIA
O diálogo entre sociedade e tecnologia, que sempre existiu na história do homem, hoje se faz notadamente com a internet. Ao centrar-se no relato e compreensão dessas articulações em seus aspectos estratégicos e de negócios, este livro discute perspectivas gerenciais da mídia digital, apresentando análises de casos reais de empresas internacionais e de suas parceiras brasileiras.
A mídia digital é um negócio viável e lucrativo? É possível integrar essa mídia no processo operacional rotineiro da empresa? Existem modelos específicos para a configuração estratégica no mundo digital? Como as grandes empresas e corporações da mídia se conduziram até o final de 2001? Essas e outras questões são respondidas neste livro, que dá seqüência aos produtos da ação educacional do Senac de São Paulo na área de gerenciamento empresarial.
Os cientistas que se dedicam a estudar a mídia têm reunido em obras cuidadosamente elaboradas o que de melhor encontram para explicar os processos e estratégias da comunicação. Poucos se dão conta de que por trás de toda mídia sempre está uma empresa, uma organização que investe dinheiro e espera retorno sob a forma de puro capital e que depende de estratégias precisas para que absolutamente todos os seus investimentos tenham o comportamento aerodinâmico dos bumerangues ? que vão e voltam intactos, no tempo mais breve possível, e em alta velocidade. Por isso são tão poucos os livros que se dedicam a esse assunto, e inéditos no Brasil os que tratam especificamente do assunto abordado pela professora Beth Saad nesta obra, Estratégias para a mídia digital: internet, informação e comunicação. Não é exatamente um livro sobre empresas jornalísticas ? já que as estratégias estudadas podem ser aplicadas a empresas de outros setores ?, embora deva ser lido por todos os que têm interesse nas transformações que as empresas de mídia sofreram e estão sofrendo desde que a internet ganhou amplitude comercial. A obra aborda as estratégias e seus conceitos, suas escolas clássicas, os modelos e processos estratégicos, as transformações nas empresas de mídia brasileiras e estrangeiras, a “desconstrução” das empresas passo a passo, tornando-a uma referência fundamental para empresas que tenham decidido ter presença no mundo dos bits. Mas que ainda precisam aprender a lançar um bumerangue digital.
Paulo Brito, jornalista e professor da PUC-SP