Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Al-Fayed na disputa por jornais britânicos

HOLLINGER INTERNATIONAL

O magnata egípcio Mohamed al-Fayed planeja entrar na disputa pelo controle dos jornais Daily Telegraph e Sunday Telegraph. A Hollinger International, empresa que possui os jornais, foi envolvida em um escândalo financeiro que, há duas semanas, resultou no afastamento de seu diretor geral, Conrad Black.

Al-Fayed estaria preparando uma aproximação ao Lazards, banco de investimentos contratado pela Hollinger para fazer uma revisão estratégica da empresa ? que provavelmente levará à venda dos jornais. Não se sabe ainda como al-Fayed irá conseguir os 500 milhões de libras estimados para a compra, mas no momento ele tem que enfrentar outro problema: um concorrente.

Richard Desmond é dono do Express Newspapers, que divide com a Hollinger metade da gráfica de West Ferry, onde seus jornais são impressos. Desta forma, Desmond tem prioridade para adquirir os jornais da empresa, caso ela realmente quebre, e pode se tornar um problema para al-Fayed. E, se Desmond resolver que irá se envolver no processo, o famoso dono da loja de departamentos Harrods terá que entrar na fila com outros potenciais compradores para disputar a aquisição dos jornais. [The Guardian, 01/12/03].