ELEIÇÕES NOS EUA
Uma pesquisa do Pew Research Center mostra que 39% dos americanos consideram a grande mídia politicamente tendenciosa e que um número crescente de eleitores busca em meios alternativos as informações sobre a eleição presidencial que se aproxima.
Entre os democratas, 29% acreditam que a imprensa dá mais ênfase ao ponto de vista republicano. Já entre os mais conservadores, 37% vêem favorecimento dos liberais. Um terço dos 1.506 entrevistados disse que tem recebido algum noticiário político pela internet. Entre os menores de 30 anos, um quinto diz obter informações para sua decisão eleitoral em programas humorísticos como Saturday Night Live. Conscientes dessa tendência, telejornais têm colocado clipes de humoristas como Jay Leno e Jon Stewart entre as reportagens. Todos os meios da grande mídia ? exceto as emissoras noticiosas pagas ? registraram queda, com relação a 2000, na porcentagem de pessoas que os apontam como fontes primárias de informação política.
No grupo inferior a 30 anos, chama atenção ainda a desinformação com relação à disputa presidencial. Ficou patente o desinteresse pela definição de qual será o democrata que tentará impedir a reeleição de George W. Bush. Apenas 15% sabiam, por exemplo, qual é o pré-candidato que foi general (Wesley Clark).
Entre os democratas, 40% citam as grandes redes de TV ? CBS, ABC e NBC ? como suas principais fontes de notícias políticas. Quando se trata dos republicanos, esse índice é de apenas 25%. Eles preferem o canal conservador Fox News, líder dos canais a cabo de notícias, que ficou com 29%. Entre os democratas, essa emissora ficou com apenas 14%. The Washington Post [12/1/04], em reportagem de Howard Kurtz, informa ainda que, em geral, dois terços dos americanos preferem veículos que consideram não ter posição política. Apenas 25% gostam de ser informados por meios que refletem sua opinião.