TELETIPO
O milionário Mohamed al-Fayed conseguiu evitar na justiça que a BBC exibisse um programa sobre os impostos que paga ao governo britânico. Um juiz da corte suprema deu ao empresário e sua equipe mais 21 dias para, "ao menos, terem a oportunidade de informar a BBC do que eles consideram erros factuais". Como noticia The Guardian [8/1/03], al-Fayed argumenta que a emissora pública não cumpriu acordo de mostrar a versão final do programa e permitir que corrigisse eventuais falhas de informação. O canal, no entanto, alega que essa oportunidade foi dada, e que ele quis fazer apenas pequenas alterações. O tema do documentário é o fim do acordo entre o magnata e as autoridades tributárias britânicas que fixava um teto para o que ele paga de impostos sobre os lucros recebidos de investimentos no exterior. Por causa disso, apesar de morar no país há mais de 30 anos, al-Fayed ameaçou mudar-se para a Suíça.
O diário Times, de propriedade da News International, de Rupert Murdoch, expandiu a área de distribuição de sua versão compacta, demonstrando que a "revolução dos tablóides" avança firme na Grã-Bretanha. A edição circulava apenas na área de Londres, mas agora está disponível também nas regiões de Manchester, Liverpool, Midlands e no Sudeste. Com isso, a tiragem total no formato chega a mais de 250 mil exemplares. A estratégia da publicação é de se expandir antes que o concorrente Daily Telegraph também lance tablóide ? o que estaria prestes a acontecer. Em dezembro, o Times, que vinha enfrentando queda nas vendas, conseguiu adicionar 35 mil unidades diárias à sua circulação graças ao novo formato. O Independent, pioneiro britânico na estratégia, também registrou crescimento e já tinha ampliado o número de cidades onde oferece versão de tamanho reduzido. Com informações do Guardian [6/1/04].