Depois de perder a disputa no leilão da Univision Communications Inc., maior grupo de rádio e televisão em língua espanhola dos EUA, a Televisa, maior rede de TV mexicana, anunciou que planeja vender as ações que tem na companhia para os investidores que a adquiriram no fim de junho.
Liderado pelo bilionário americano-israelense Haim Saban e formado pelos investidores Madison Dearborn Partners, Providence Equity Partners, Texas Pacific Group e Thomas H. Lee Partners, o consórcio ofereceu US$ 12,3 bilhões pela compra da Univision – valor 13% maior do que o oferecido pela Televisa, que chegou a fazer três propostas, nenhuma delas aceita.
Livre, mas nem tanto
A rede mexicana detém 11% das ações da Univision e produz 40% de sua programação. Se a venda das ações for concretizada, a Televisa terá mais possibilidades de se juntar ou investir em outra empresa de mídia americana, já que, pela legislação dos EUA, companhias estrangeiras só podem deter 25% de uma emissora nacional.
No entanto, a Televisa ainda é obrigada, por contrato, a fornecer conteúdo à Univision até 2017, podendo produzir somente programas em inglês para outras emissoras dos EUA. ‘Neste momento, não temos a intenção de nos juntar a outros investidores, mas ainda acreditamos que qualquer grupo de sucesso deva incluir a Televisa’, opinou uma porta-voz da rede. Informações de Zachery Kouwe [New York Post, 6/7/06].