Estreou na segunda-feira (17/7) uma campanha sobre voto consciente resultante de parceria entre a Rede Globo e a Transparência Brasil. Os filmes, produzidos pela emissora, mostram situações em que, em situações críticas – uma cirurgia, o planejamento de um vôo de avião – tomam-se decisões por sorteio.
O mote da campanha é que seria tão absurdo escolher candidatos ao acaso quanto decidir situações da vida de modo arbitrário.
As peças devem ser exibidas pela emissora durante todo o período da campanha eleitoral.
A Transparência Brasil enfatiza a necessidade de o eleitor informar-se sobre os candidatos, suas plataformas e seus históricos para tomar a decisão sobre o voto.
Para isso, está preparando um cadastro que será publicado na Internet no final do mês de julho com os perfis de todos os deputados que concorrerão à reeleição à Câmara Federal, e mais ex-ministros, ex-prefeitos de capitais, ex-governadores etc. que participarão da disputa por uma cadeira naquela Casa legislativa.
O cadastro incluirá informações sobre a atuação parlamentar dos deputados seus perfis de financiamento em eleições anteriores, processos a que respondem e outros dados relevantes.