Saem as escolhas vagas, voltam as opções tradicionais. A revista Time anunciou esta semana o presidente da Rússia, Vladimir Putin, como a Personalidade do Ano de 2007. Em 2006, o escolhido foi ‘você’. O líder russo concorria com o vencedor do prêmio Nobel da Paz Al Gore e com a escritora britânica J.K. Rowling, autora dos livros do bruxinho Harry Potter, e foi escolhido pela ‘extraordinária liderança que teve para levar à estabilidade um país que estava no caos’, resumiu Richard Stengel, editor da publicação.
Putin, de 55 anos, é extremamente popular na Rússia, sendo considerado responsável por devolver a estabilidade econômica ao país depois do colapso da União Soviética na década de 1990. Já alguns críticos acusam o presidente – no poder desde 2000 – de pôr fim às reformas democráticas dos anos 90 e de censurar a mídia e o parlamento. ‘Ele é o novo czar da Rússia e é perigoso no sentido de não se importar com as liberdades civis; ele não liga para a liberdade de expressão’, acrescentou Stengel.
Recentemente, Putin expressou seu desejo de se tornar primeiro-ministro caso seu aliado mais próximo, Dmitry Medvedev, seja eleito presidente em março do ano que vem. Muitos acreditam que o político continuará a ser o líder real do país, não importando o cargo que ocupe. Apesar de especulações deste tipo, Putin afirma que não tem intenções de ofuscar seu sucessor. Segundo a constituição russa, um presidente só pode exercer dois mandatos consecutivos. A Time elege a Personalidade do Ano desde 1927. Informações da AP [19/12/07].