Proposta de complemento obrigatório ao Código de Ética que rege ocupantes de cargos e funções públicas, formulada pelos participantes do primeiro curso de extensão sobre ‘Comunicação Pública e de Governo’, ministrado pelo professor Bernardo Kucinski, na ECA-USP, em abril-junho de 2009.
I
Sobre o lugar da Comunicação Pública no Estado Democrático
1.
É dever intransferível do Estado e direito do cidadão a prestação de contas e da informação veraz pronta e clara sobre os atos, serviços e propostas de políticas públicas de todos os níveis de governo;2.
A Comunicação Pública é um bem público constitutivo do Estado Democrático fundado nos princípios da publicidade, moralidade, legalidade e impessoalidade dos seus atos;3.
A Comunicação Pública é a determinante básica dos processos internos de elaboração, compartilhamento e consolidação das informações;4.
A Comunicação Pública é estratégica na criação de sentidos de interesse público, e na participação popular na formulação, implantação e avaliação de políticas públicas;5.
A Comunicação Pública é co-responsável por políticas públicas de democratização e universalização da informação e inclusão digital.II
Sobre os deveres da Comunicação Pública
6.
A Comunicação Pública deve pautar-se pela verdade factual e contextualizada;7.
A Comunicação Pública não pode dificultar, de nenhuma forma, o acesso do cidadão e da imprensa à informação pública;8.
A informação de Estado é um patrimônio documental da sociedade, não podendo ser alterada arbitrariamente ou utilizada para fins que não sejam do interesse público;9.
A Comunicação Pública deve ser apartidária e laica;10.
A Comunicação Pública não pode se valer de sofismas, meias verdades ou da linguagem da sedução, nem mesmo em suas operações de propaganda paga;11.
A Comunicação Pública deve zelar pelo bom entendimento público das políticas, declarações e posições de governo;12.
A informação na Comunicação Pública deve evitar ambigüidades de interpretação;13.
Sempre que necessário, deve ser explicitada a metodologia usada na geração da informação;14.
A informação na Comunicação Pública deve ser completa, pertinente e voltada ao atendimento do cidadão;15.
A Comunicação Pública deve estimular a participação do cidadão na formulação das políticas públicas;16.
A Comunicação Pública deve ser ágil, atenciosa, disponível a todos os públicos;17.
A Comunicação Pública deve se esforçar para contatar públicos com menos acesso à informação;18.
A Comunicação Pública deve apoiar, valorizar e facilitar o trabalho da imprensa;19.
A Comunicação Pública deve procurar sempre o máximo alcance social e benefício público;20.
A Comunicação Pública deve informar de modo responsável, evitando criar situações de pânico, medo ou insegurança;21.
A Comunicação Pública deve se pautar pelo princípio da eficácia, procurando sempre os melhores recursos técnicos e a linguagem adequada para cada público;22.
A Comunicação Pública abrange os veículos estatutários de informação de Estado, tais como o Diário Oficial, Editais e Proclamas;23.
Nas relações com a mídia a Comunicação Pública deve zelar pelos princípios éticos do jornalismo, de respeito à veracidade de interesse público;24.
As relações da Comunicação Pública com a mídia devem se pautar pelo tratamento eqüitativo, evitando o favoritismo;25.
As relações da Comunicação Pública com a mídia devem ser formais, sendo vedado o vazamento e o anonimato.III
Sobre o uso de propaganda paga na Comunicação Pública
26.
A Comunicação Pública deve reservar o uso da propaganda paga às campanhas de utilidade pública ou situações excepcionais, nas quais esse é o único meio eficaz de informar;27.
O recurso à propaganda paga deve se pautar pelos princípios da essencialidade, impessoalidade, eficácia e parcimônia;28.
A alocação dos recursos, sem prejuízo dos princípios do item 23, deve ser compatibilizada com políticas públicas de democratização e universalização da informação;29.
As campanhas e operações que se valem da compra de espaços publicitários devem ser gerenciadas diretamente pelas equipes da própria administração pública e, quando possível, por elas concebidas.IV
Sobre as relações internas na Comunicação Pública
30.
As relações de trabalho dos condutores da Comunicação Pública com seus superiores e subordinados devem se pautar pelos princípios da impessoalidade, interesse público, austeridade e participação;31.
A Comunicação Pública deve ser sempre pensada como responsabilidade do Estado concebida e executada coletivamente e em equipe;32.
A lealdade às administrações é essencial ao funcionamento coletivo e harmônico da comunicação pública, mas não pode prevalecer sobre os direitos de cidadania que caracterizam o Estado de Direito, transparente e democrático, austero e participativo.***
Participantes do curso e suas instituições de origem
Alexandra Penhalver Netto – Câmara Municipal de São Paulo, assessora de imprensa do vereador José Police Netto
Alexandre do Nascimento Souza – Observatório Brasileiro de Mídia, analista de mídia
Anésia José Mirabili – Prefeitura Municipal de Pirapora do Bom Jesus, Assessoria de Comunicação
Belmira Estela Batistini – Companhia do Metrô, analista de Gestão de Processos Operacionais
Cássia Fontana Rodrigues Perez – Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, Assistente Técnico de Direção
Clarissa Alves Passos – Editora ZAP, Assessoria de Imprensa
Cristina Miyuki Sato Mizumura – MDA/INCRA, Assessoria de Comunicação
Daniela Monteiro Bispo Aranha – Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, Assessoria de Imprensa
Daniele Cristine Galdino Siqueira – Prefeitura Municipal de Caçapava, Relações Públicas
Fábia Renata Souza de Oliveira – Câmara Municipal de São Paulo, Assessoria de Imprensa de Eventos Esportivos
Flávia Alves de Almeida Banco – Bradesco S/A, Analista de Comunicação
Inês Fernandes Correia – Momentum Editora & Comunicações, consultora / PMSP, Assessora Técnica
João Carlos Bigarian Junior – Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, Assistente de Comunicação
Jordana Dias Pereira – Unicamp, estudante
Elias Pereira – Observatório Brasileiro de Mídia
Márcia Regina Couto Guimarães – Entre Empregos – atendimento assinaturas Editora Três, Globo e Abril
Marina Koçouski – Ministério do Desenvolvimento Agrário/INCRA, Assessoria de Comunicação
Marisa do Carmo Ramazotti – Prefeitura de Santana do Parnaíba, Coordenadora de Comunicação Social, Secretaria Municipal de Comunicação Social
Maurício de Araújo – Prefeitura Municipal de Mairiporã, Assessoria de Imprensa]
Paula Kasparian – Museu da Imagem e do Som e Paço das Artes, Coordenadora de Comunicação
Rafael Machado Simões – Observatório Brasileiro de Mídia, pesquisador
Rafaela Beraldo Maciel Leme Bragança – Jornal Diário, jornalista
Renato Rovai Junior – Revista Fórum e Publisher Brasil, editor
Ricardo Antonio Liberato – PMSP / Secretaria Municipal de Saúde, Assistente Técnico Comunicação Visual
Alexandre Souza – Observatório Brasileiro de Mídia
Rosane Maria Bertotti – CUT, dirigente sindical, Comunicação
Rosângela Rodrigues – Hospital Infantil Darcy Vargas, Secretaria de Estado da Saúde
Sandra Regina Rodrigues de Souza – Fundação Nacional de Saúde/MS – Assessoria de Comunicação
Silmara Helena Pereira de Paula – Prefeitura Municipal de Suzano, Secretaria de Comunicação, jornalista
Vandirson da Fonseca Costa – Aeroporto de Guarulhos, aeroportuário e sindicalista
Verônica Reis Cristo – Arquivo Público do Estado de SP, Assessoria de Imprensa
Veronika Anna Theodora Paulics – Instituto Polis, Coordenação de Comunicação
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Jornalista e professor da ECA-USP