Dois jornais americanos se despediram das bancas esta semana. Os diários-irmãos Kentucky Post e Cincinnati Post, que eram publicados à tarde, tiveram suas últimas edições impressas no domingo, 31/12. Hoje, poucas cidades nos EUA ainda têm dois ou mais jornais diários, e Cincinnati era a última cidade no estado de Ohio com dois títulos.
O Cincinnati Post tinha 126 anos e há 20 operava em parceria com o Cincinnati Enquirer, jornal matutino do grupo Gannett. Pelo acordo, os dois títulos mantinham redações separadas e independentes e o Enquirer cuidava dos setores de publicidade, circulação e impressão para ambos. Há três anos, entretanto, o Enquirer ameaçou não mais renovar a parceria.
Alternativas
A companhia E. W. Scripps, dona do Cincinnati Post, chegou a procurar maneiras alternativas de continuar a publicar o diário – pensou-se em arrumar um novo parceiro, em transformá-lo em jornal gratuito ou em um sítio de internet. Por fim, foi decidido, em julho passado, fechar os dois títulos em Cincinnati e Kentucky. A circulação combinada havia chegado a 27 mil exemplares, recentemente, vindo de um pico de 275 mil, em 1961.
Na semana passada, o ex-deputado estadual William Mallory, pai do atual prefeito de Cincinnati, homenageou o Post distribuindo cópias do jornal nos degraus da prefeitura – quando menino, na década de 40, ele o vendia neste mesmo local. ‘Eu lembro de sempre reparar no lema do jornal, ‘Dê luz e as pessoas encontrarão seu caminho’’, afirmou. ‘Imagino quem irá trazer a luz para acabar com a escuridão agora’. Informações de Bob Driehaus [The New York Times, 31/12/07].