A CNBC, uma das principais emissoras de notícias econômicas dos EUA, e o jornal New York Times chegaram a um acordo para compartilhar conteúdo em seus sítios de internet, fortalecendo a concorrência contra o canal financeiro Fox News Network e o diário Wall Street Journal, ambos do magnata Rupert Murdoch. Pela parceria, artigos e outros materiais escritos do Times serão publicados no sítio da CNBC, enquanto vídeos da CNBC irão para a página online do Times.
‘Nós decidimos ser parceiros na internet, o que fortalecerá ambos’, afirmou Vivian Schiller, vice-presidente sênior do NYTimes.com. O acordo aprofunda a relação entre a NBC Universal, propriedade da General Electric, e a New York Times Company. As emissoras MNSBC e NBC já possuem uma parceria de compartilhamento de conteúdo com o jornalão nova-iorquino.
Furacão Murdoch
A CNBC enfrenta pouca competição em seu mercado de atuação, mas 2007 foi um ano forte para Murdoch, dono da News Corporation, nesta área: além de lançar a emissora Fox Business Network, ele ainda comprou a Dow Jones e seu carro-chefe, o diário financeiro Wall Street Journal. Curiosamente, o Journal tem um acordo de parceria com a CNBC até 2012, permitindo que seus repórteres apareçam na emissora. Mesmo assim, o empresário já deixou claro que tem intenções de combinar o conteúdo do jornal com o de seu canal de TV. Murdoch também já declarou que pretende ampliar a cobertura do Journal, especialmente nas áreas de política e governo, tornando-o assim um concorrente direto do Times.
Segundo Brian Steel, vice-presidente de relações públicas da CNBC, a ‘ameaça’ representada pela News Corporation não foi uma questão relevante na decisão pela parceria com o diário de Nova York. ‘Nós anunciamos uma parceria com o Yahoo Finance há algumas semanas. Estamos nos esforçando para fazer parcerias com os melhores provedores de notícias do mundo’, resumiu. Informações de Richard Pérez-Peña [The New York Times, 7/1/08].