O Poynter Institute, organização de pesquisa de jornalismo na Flórida, divulgou na quarta-feira (28/3) o curioso resultado de um estudo sobre os hábitos dos leitores de jornais nos EUA. A pesquisa do Poynter, realizada durante 30 dias no ano passado, analisou o comportamento de 600 leitores de seis veículos jornalísticos diferentes com um equipamento que rastreia para onde segue o olhar.
Descobriu-se que os leitores de sítios de notícias online lêem textos inteiros com mais freqüência do que aqueles que lêem jornais impressos. Quando os leitores escolhem ler um artigo na internet, costumam, em média, ler 77% do texto; já aqueles que optam pelos jornais tradicionais lêem 62%; em jornais no formato tablóide, os leitores chegam, em média, a 57% do texto.
A pesquisa dividiu os participantes em grupos de 100 leitores para cada veículo analisado. Eles tiveram que ler dois jornais no formato broadsheet (tradicional, como são O Globo e a Folha de S. Paulo, por exemplo), dois jornais em formato tablóide, mais compacto, e dois sítios de jornais na rede. Os tablóides estudados foram o Rocky Mountain News e o Philadelphia Daily News, e os jornais grandes – junto com seus sítios de internet – foram o St. Petersburg Times e o Star-Tribune of Minneapolis. Os pesquisados participavam de sessões de leitura de 15 minutos.
Comportamento de leitura
A pesquisa descobriu que 75% dos leitores dos impressos são metódicos em sua leitura. Isso significa que eles começam a ler uma página por uma matéria específica e continuam a ir de texto em texto. Apenas 25% dos leitores ‘escaneavam’ a página com o olhar para depois escolher uma matéria para ler. No meio online, cerca da metade dos leitores se mostrou metódica.
Nos jornais impressos, os leitores expressaram preferência por grande títulos e fotos grandes em menor número, em vez de imagens pequenas. O estudo concluiu ainda que fotos jornalísticas atraem mais atenção do que imagens posadas ou feitas em estúdio, enquanto cor atrai mais interesse do que fotos em preto e branco.
Os leitores pesquisados também tiveram que responder perguntas sobre o que aprenderam de determinadas matérias que leram. O exercício revelou que eles absorvem mais informações em textos jornalísticos que contam com artifícios alternativos, como gráficos, listas, quadros explicativos e entrevistas em formato ping-pong. Informações de Joe Strupp [Editor & Publisher, 28/3/07].