A crise do jornal impresso, com a crescente migração de leitores e anunciantes para a internet, ganhou mais um ponto negativo: além dos motivos financeiros, há agora uma razão ambiental para a diminuição das publicações em papel. A revista americana InfoWorld, da IDG, anunciou na semana passada sua decisão de se tornar de vez um veículo online. Em artigo de Ted Samson [InfoWorld, 2/4/07], a revista admite que a motivação principal é a economia financeira – conseguir levar informação aos leitores de maneira eficiente sem gastos com impressão e distribuição. ‘Reduzir o impacto ambiental é um benefício a mais’, diz Samson.
De acordo com um estudo de 2002 do Departamento de Energia dos EUA, a indústria de papel é responsável pela quarta maior taxa de emissão de dióxido de carbono, atrás apenas de produtos químicos, petróleo e carvão. Para piorar a situação, as assinaturas de revistas semanais geram gasto extra com papel em correspondências como aviso de renovação de assinatura e promoções, segundo o correio americano. Ainda assim, o uso de papel é apenas a ponta do iceberg. A entrega de milhares de revistas aos assinantes implica em mais gasto do correio com combustível para seus caminhões e aviões.
‘Resumindo, a mudança da InfoWorld para um veículo exclusivamente online faz todo o sentido, não apenas de uma perspectiva empresarial, mas do ponto de vista da sustentabilidade’, conclui o jornalista. Será que a moda pega?