Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

CBS News admite ter plagiado o Journal

A apresentadora Katie Couric, da CBS News, fez, na semana passada, um comentário de um minuto, em um tom bem pessoal, sobre o hábito de leitura das crianças na era da internet, relembrando o prazer de obter seu primeiro cartão de biblioteca. Até aí, nada demais. O problema é que o relato não passou de cópia de uma coluna do Wall Street Journal publicada no mês passado. A emissora americana desculpou-se pelo plágio e afirmou que o comentário havia sido escrito por um produtor da CBS News, demitido logo após o incidente.


Segundo a porta-voz da rede CBS, Sandy Genelius, todos – inclusive Katie – ficaram ‘horrorizados’ com o caso. O vídeo foi distribuído às emissoras de TV e rádio da CBS, incluindo a WTOP, em Washington, e postados no sítio da rede em uma rubrica chamada Katie´s Notebook. Sandy afirmou que é ‘muito comum’ que comentários em primeira pessoa sejam escritos pela equipe, sem a participação da apresentadora. Ela, no entanto, colabora na escolha dos assuntos.


Desculpas


Em uma nota do editor postada no sítio e distribuída às afiliadas da CBS, a rede admitiu que grande parte do conteúdo do comentário veio de coluna de Jeffrey Zaslow no Journal e que ‘isto deveria ter sido mencionado’. ‘Pedimos desculpas pela omissão’, informava a nota. Além de diversos trechos praticamente idênticos aos da coluna, Katie citou as mesmas estatísticas mencionadas por Zaslow – um aumento de 20% na venda de livros infanto-juvenis. O colunista afirmou que a CBS ‘desculpou-se e nós do Journal apreciamos isto’.


Depois do incidente de plágio, a CBS News afirmou que planeja instalar um novo nível de supervisão editorial em seu sítio. A CBS, que não quis revelar o nome do produtor demitido, informou que está investigando se ele já plagiou outros comentários para Katie no passado. Informações de Howard Kurtz [The Washington Post, 11/4/07] e de Bill Carter [The New York Times, 12/4/06].