Na semana passada, os britânicos puderam assistir a mais um capítulo da guerra entre canais pagos. A Virgin Media abriu um processo na Alta Corte do Reino Unido contra a rival BSkyB, acusando-a de concorrência desleal, noticia Ben Perry [AFP, 12/4/07]. A BSkyB retirou do ar, em março, os canais básicos do serviço da Virgin Media, após a empresa não ter concordado em pagar um aumento nas taxas de licença de transmissão de seus programas. A Virgin Media fornece os canais via cabo, enquanto a BSkyB oferece via satélite.
Steve Burch, executivo-chefe da Virgin Media, afirmou que a decisão de processar a rival é a última chance de resolver a questão, após frustradas tentativas de negociações amigáveis. Segundo ele, o episódio do mês passado deixou milhares de telespectadores sem poder assistir a séries populares, como 24 e Lost. A BSkyB, por sua vez, afirmou que a ação legal ‘não tem fundamento e é um obstáculo para trazer de volta os canais básicos da Sky para os clientes da Virgin’.
Birra entre poderosos
Alguns veículos britânicos descreveram o caso como ‘uma rixa’ entre os magnatas Richard Branson, chefe do conglomerado Virgin, e Rupert Murdoch, cujo império de mídia News Corporation detém 39% da BSkyB – que é, por sinal, dirigida pelo filho de Murdoch, James.
A BSkyB detém quase 70% dos telespectadores de TV por assinatura do Reino Unido, o que, segundo a Virgin, significaria que ela ‘domina o mercado de TV paga e está engajada em uma tentativa de concorrência desleal usando este domínio’. O Ofcom, órgão regulador da mídia britânica, anunciou no mês passado que investigará o mercado de TV paga, depois de receber reclamações de empresas do setor, incluindo a Virgin Media. ‘A disputa é um exemplo específico de como os consumidores britânicos não estão recebendo os benefícios de um mercado que deveria ser dinâmico e competitivo’, acusa Burch.