O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo completou 70 anos de fundação em 15 de abril. Para marcar a data, será realizado ato comemorativo no dia 17 (terça-feira), às 19 horas, na sede da entidade. Durante o evento serão homenageados os 70 associados mais antigos (inclusive, um deles – Eduardo Sucupira – acabou de completar 100 anos de idade) e lançada revista que traz um panorama da evolução do trabalho jornalístico ao longo das últimas sete décadas. Foram convidados para o ato o governador José Serra, o prefeito Gilberto Kassab, parlamentares e representantes de dezenas de entidades da sociedade civil, além dos ex-presidentes do Sindicato e dirigentes de organizações de jornalistas.
O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo é a maior organização dos jornalistas do País. Atualmente, ele representa 31% dos jornalistas em atividade, de acordo com estudo feito pela assessoria econômica da entidade, com base nos últimos números da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) do Ministério do Trabalho e Emprego, relativos a 2005. Depois de São Paulo, o maior mercado de trabalho dos jornalistas é o Rio de Janeiro, com 11% da categoria. Em números absolutos, São Paulo tem 10.783 profissionais do jornalismo no mercado formal (a RAIS apenas aponta os contratados pela CLT). No entanto, estima-se que o número de jornalistas em atividade seja o dobro, pois na RAIS não aparecem informações sobre trabalhos free lancers e os de pessoas jurídicas. Em nível nacional, são 35.322 jornalistas contratados pelo regime da CLT.
A cerimônia do dia 17 é aberta ao público. O Sindicato dos Jornalistas fica na rua Rego Freitas, 530 – sobreloja (Vila Buarque, região central de São Paulo). As demais atividades comemorativas do aniversário da entidade podem ser conferidas no site.