O Centro de Documentação e Memória (Cedem), da Unesp, promoveu na terça-feira (24/4) o debate ‘Imprensa: funções e sentido na sociedade contemporânea’, que marcou o lançamento do livro Imprensa e cidade, publicado pela Editora Unesp. As expositoras foram as autoras da obra: Ana Luiza Martins, do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), e Tania Regina de Luca, docente da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), campus de Assis.
O livro Imprensa e cidade aborda a história da imprensa no Brasil e seu papel na sociedade veloz das novas tecnologias. Na obra, as historiadoras Ana Luiza e Tania partem do princípio de que, para compreender o cenário contemporâneo da imprensa, caracterizada pela fragmentação, imediatismo e pelo bombardeio de notícias, é importante acompanhar a trajetória da imprensa, desde o século 19 até os dias atuais.
O trabalho lança uma discussão sobre a sociedade do espetáculo, a ditadura do marketing e da força do capital e levanta a questão: nesse cenário há espaço para a crítica e para a autonomia da mídia, que se constitui como motor do mundo contemporâneo?
Sobre as autoras
Ana Luiza Martins é doutora em História Social e historiógrafa do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). Desenvolve pesquisas sobre a imprensa periódica no período da República.
Tânia Regina de Luca é docente dos cursos de graduação e pós-graduação em História da UNESP de Assis e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Realiza pesquisas sobre a imprensa no Estado Novo.