Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Deu no New York Times

O interesse da imprensa brasileira pelas eleições nos Estados Unidos é claramente manifesto pelo número de páginas dedicadas nas últimas semanas à disputa eleitoral entre os candidatos presidenciais John McCain e Barack Obama.


A cobertura nacional das eleições americanas chega a detalhes de envolvimento que incluem a publicação da opinião de analistas brasileiros entre os textos simplesmente traduzidos de agências internacionais.


Resultado inevitável da globalização, que se torna mais evidente com as conseqüências da crise financeira de origem americana nos bolsos dos cidadãos brasileiros, o fato é que a imprensa nacional parece ter mudado de atitude com relação às escolhas que os americanos estão fazendo.


De olho nessa tendência, a Folha de S.Paulo lança na segunda-feira (3/11) um suplemento semanal com reportagens do New York Times. Como era de se esperar, essa edição inaugural é quase completamente dedicada à disputa eleitoral, mas o jornal anuncia que deverá trazer também notícias e análises sobre negócios, arte, ciência e tecnologia.


Boa fonte


O movimento da Folha não é inédito. Outros jornais brasileiros têm acordos com a imprensa americana e publicam suplementos do Washington Post e The Wall Street Journal. Mas o acordo com o New York Times certamente é uma jogada inteligente, ao propor para seus leitores uma segunda-feira mais densa, com uma alternativa para as gordas edições domingueiras.


Num momento em que muitos afirmam que as pessoas não têm mais tempo nem interesse para a leitura de jornais, trata-se de um movimento ousado e uma declaração de confiança na indústria da comunicação.


Seja qual for o resultado da eleição americana, a crise financeira ensina que o leitor brasileiro deverá estar mais atento ao que acontece nos Estados Unidos daqui para frente. E o New York Times, ainda que num suplemento de seis páginas, é uma boa fonte de informação.