A Joost, companhia de TV na internet, anunciou esta semana que assinou diversos acordos com empresas de comunicação para distribuição de conteúdo – incluindo uma parceria com a Turner Broadcasting System para transmitir programas da CNN.
A empresa também anunciou sua ‘disponibilidade comercial’ – o que significa que ela permitirá que usuários beta (em fase de teste) convidem qualquer internauta para usar o sistema. ‘No final deste mês, estaremos completamente abertos e permitiremos que qualquer um faça o download do software do Joost’, afirmou Yvette Alberdingk Thijm, executiva da empresa para aquisição de conteúdo. A princípio, usuários da versão beta só dispunham de três convites para distribuição – atualmente este número subiu para 999.
Revolução na rede
A Joost foi co-fundada por Janus Friis e Niklas Zennstrom, criadores do sítio de compartilhamento de música Kazaa e do programa de telefonia online Skype. A TV funciona distribuindo vídeos em streaming ‘peer-to-peer’ (de usuário para usuário) na rede. Os consumidores escolhem um canal por um software que parece um controle remoto. Como na TV tradicional, ela é gratuita para usuários convidados – deverá se tornar aberta no fim deste mês – e planeja ser financiada por anúncios.
Além dos programas da CNN, a Joost irá colocar na rede seriados da Sony, como As Panteras. A companhia também já fez acordos com outras empresas, como Viacom, Warner Music, CBS, e anunciantes, como Coca-Cola, Nike, Microsoft, dentre outros. Não foram revelados detalhes das negociações, mas Ivette informou que os lucros com anunciantes serão divididos entre a Joost e os fornecedores de conteúdo, enquanto os anunciantes pagarão um valor baseado no número de acessos recebidos pelo sítio. Os anúncios serão correlacionados ao conteúdo transmitido, mas ainda está sendo analisado como eles serão inseridos na programação. Informações de Toby Sterling [Associated Press, 1/5/07].