Harry McCracken, editor da revista PC World, pediu demissão na semana passada, colocando fim a uma carreira de 12 anos na publicação e 16 no grupo editorial International Data Group Communications (IDG). De acordo com fontes, a decisão foi motivada pela pressão feita por Colin Crawford, vice-presidente do IDG, para que o editor evitasse publicar artigos críticos aos anunciantes da revista.
Segundo a Wired News, a gota d’água foi Crawford ter censurado uma matéria de McCracken intitulada ‘Ten Things We Hate About Apple’ (Dez Coisas que Odiamos na Apple, tradução livre). O vice-presidente, no entanto, nega que a pressão de anunciantes tenha a ver com a saída do editor. Alguns membros da equipe que não quiseram se identificar elogiaram a atitude de McCracken.
A PC World é conhecida por suas críticas a produtos de informática e já recebeu diversos prêmios pela cobertura da indústria de computação e de tecnologia em geral. A revista atinge 4,3 milhões de ‘influenciadores de compra’, aqueles que realmente decidem sobre a escolha do produto, e o sítio registra 6,8 milhões de usuários únicos ao mês. A IDG também publica outras revistas de informática, como a ComputerWorld, Network World e InfoWorld. Informações de Tom Kraft [CNET News, 2/5/07].