Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Murdoch estaria interessado em levar tablóide ao país

Quando não está tentando comprar os maiores jornais do mundo ou amplas parcelas do ciberespaço, o magnata das comunicações Rupert Murdoch parece se engajar no objetivo de levar o jornalismo de tablóide à Índia, informa artigo de Randeep Ramesh no Guardian [10/5/07]. Segundo o influente diário de negócios Business Standard, o empresário, dono da News Corporation, estaria entrando ‘no espaço indiano de jornais com um tablóide inglês, chamado Sun‘, que começaria a ser impresso no estado de Tamil Nadu, ao sul do país.


A Índia é um dos poucos lugares no mundo onde a venda de jornais ainda cresce, o que tornou o país uma tentação para investidores estrangeiros. Pela lei indiana, empresas estrangeiras podem possuir até 26% de um grupo de mídia local.


‘Sexo e crime’


Se as informações estiverem corretas, ressalta Ramesh, o bilionário de 76 anos, cuja emissora de TV Star é a mais assistida na Índia, estaria buscando unir esforços com um grupo de mídia que possui boas relações políticas no país, chamado Sun TV. A sede do grupo fica justamente em Tamil Nadu, em uma região onde já existe a cultura do jornalismo sensacionalista. ‘Murdoch iria apenas piorar as coisas por aqui. Apesar de que ele terminaria no tribunal pelas leis de obscenidade’, avalia N. Ram, editor-chefe do jornal The Hindu.


De acordo com jornalistas indianos, a imprensa de tablóide do sul do país é cheia de ‘sexo e crime’. ‘A política da Índia não interessa a Rupert. Ele tem Londres e Nova York para isso. Mas eu acho que ele conhece os jornais e provavelmente viu ali uma oportunidade. Eu só não sei onde ele vai arranjar os redatores ágeis necessários para os tablóides. O jornalismo indiano é muito prolixo’, opina Vinod Mehta, editor-chefe da revista Outlook.