Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Le Monde obrigado a indenizar clube de futebol

O jornal francês Le Monde e o jornalista Stephane Mandard receberam uma ordem judicial na terça-feira (15/1) obrigando-os a pagar 300 mil euros em danos ao clube de futebol espanhol Barcelona pela publicação de uma matéria considerada difamatória.


O Barcelona entrou com processo contra o Monde em dezembro de 2006 por causa de um artigo que alegava que existia uma ligação entre o clube catalão e o médico Eufemiano Fuentes, acusado de estar no centro de um escândalo sobre doping no ciclismo. O jornal afirmou, em sua edição de 8/12 daquele ano, que, além do ciclismo, Fuentes também estava envolvido com quatro clubes de futebol da Espanha, entre eles o Barcelona e o Real Madrid. Os dois clubes refutaram as acusações e processaram o Monde.


O jornal e Mandard também foram obrigados a publicar a decisão do tribunal na versão impressa do Monde e no sítio de internet do diário. O jornal francês declarou que irá apelar da decisão. O subeditor Laurent Greilsamer classificou o resultado final do julgamento de ‘exagerado’. Informações da AFP [15/1/08].