Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

A mídia nas eleições

A obra é uma criação de professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação da Universidade Metodista de São Paulo com artigos escritos por pesquisadores experientes como Célia Retz, UNESP-Bauru, Carlos Manhanelli, Presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos, Sylvia Iasulaitis, UFSCAr, e outros mestres, mestrandos e doutorandos.

O resultado da compilação desses escritos aborda a forma como os meios de comunicação, dos mais antigos aos mais modernos, influenciaram os resultados das eleições brasileiras e sobre o impacto da internet nas campanhas eleitorais, apresentando diversos pontos de vista.

‘O livro nasceu da junção entre o curso de Marketing Político que ministro na Metodista junto com o evento Politicom (promovido pela Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional). Me aliei há alguns alunos e pesquisadores. A obra traz características históricas contemporâneas. Alguns textos são trabalhos apresentados no Politicom, e outros foram escritos especialmente para o livro. A idéia do lançamento em 2008, foi porque ele pode contribuir muito para quem vai participar das eleições municipais e trabalhar em assessorias de comunicação.’, diz o professor Adolpho Queiróz.

Com particularidades históricas do marketing político no Brasil, o conjunto de análises nos leva a entender como os profissionais e candidatos têm se portado ao longo do período republicano para fazer da comunicação uma arma estratégica para vencer nas eleições.