Um número recorde de leitores visitou sítios de jornais americanos em 2007; a média mensal foi de 60 milhões de visitantes únicos – 6% a mais que no ano passado. Durante o quarto trimestre do ano, 39% de todos os usuários ativos da internet visitaram sítios de jornais, gastando neles uma média de 44 minutos por mês. Os dados, divulgados pela Associação de Jornais da América, vêm em um momento no qual as editoras esperam que o crescimento online compense o declínio da publicidade no impresso. A pesquisa levou em conta o uso da internet em casa e no trabalho. Informações de Paul Thomasch [Reuters, 21/1/08].
Murdoch volta atrás e defende conteúdo pago
Rupert Murdoch, executivo-chefe da News Corporation, afirmou na semana passada que, ao contrário do que vinha prometendo há alguns meses, não tornará o conteúdo do sítio do Wall Street Journal totalmente gratuito. Em um painel no Fórum Econômico Mundial, em Davos, ele disse que, embora algumas seções tenham passado a ser gratuitas após a compra da Dow Jones, é necessário ter limites para a gratuitade. ‘Estamos tentando fazer uma divisão. O que você pode ter em diferentes sítios sobre finanças, certamente será gratuito no Wall Street Journal. O material especializado e as análises continuarão a ser um serviço para assinantes’, afirmou. O WSJ.com é um dos poucos sítios pagos de jornais que conseguem ter sucesso com assinaturas – atualmente são mais de um milhão de assinantes que pagam taxa anual de US$ 99. Informações de Ben Hirschler [Reuters, 24/1/08].