Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Vídeo de Tom Cruise aumenta tráfego em blog

O blog Gawker, especializado em fofocas de mídia, bateu recorde de público com um vídeo do ator Tom Cruise discursando sobre cientologia. ‘Se Tom Cruise pulando no sofá da [apresentadora] Oprah [Winfrey] foi uma nota oito na escala de bizarrices, isto foi um 10’, opina Nick Denton, fundador do blog, referindo-se ao programa de TV em que o ator declarou seu amor pela atriz Katie Holmes.


O vídeo em que Cruise aparece falando sobre sua religião, divulgado em 15/1, já foi visto mais de dois milhões de vezes. Com nove minutos de duração, o clipe – que conta com a música tema do longa Missão Impossível – seria uma estratégia promocional da Igreja. Nele, Cruise dá declarações como ‘nós somos autoridades em fazer as pessoas largarem as drogas’ e ‘em reabilitar criminosos’, e ‘podemos levar a paz e unificar as culturas’.


Fora do ar


A pedido da Igreja da Cientologia, o vídeo foi retirado do YouTube e de outros sítios. O Gawker, entretanto, recusou-se a fazê-lo e ainda publicou a carta do advogado da Igreja de Los Angeles com o pedido. Karin Pouw, porta-voz da Igreja, afirmou que os cientologistas não pretendem processar o sítio. Na opinião da professora Diane Zimmerman, da Escola de Direito da Universidade de Nova York, o Gawker agiu dentro da lei de ‘uso justo’, que permite a reprodução de material com direitos autorais desde que para crítica jornalística.


A controversa Igreja da Cientologia, fundada pelo escritor L. Ron Hubbard nos anos 50, também aparece em uma biografia não-autorizada sobre Cruise, escrita por Andrew Morton – onde a religião é classificada como ‘culto’. O livro foi publicado no mesmo dia em que o vídeo foi postado e já é o 25º mais vendido na livraria online Amazon.


Com o vídeo de Cruise, o Gawker passa por um bom momento. No mês passado, depois que o editor Choire Sicha deixou o blog, a mídia impressa americana publicou artigos avaliando a relevância do sítio e questionando sua popularidade. De acordo com o rastreador de internet Site Meter, entretanto, o número de visitantes únicos do Gawker mais que dobrou no último ano – de 6,7 milhões em janeiro de 2007 a 13,6 milhões em janeiro deste ano. A ‘boa fase’ parece ser conseqüência do vídeo sobre a Cientologia e da cobertura sobre a morte do ator Heath Ledger. Informações de Andrew Adam Newman [The New York Times, 28/1/08].