Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Repórter da BBC ‘explode’ com cientologista

O que acontece quando um repórter de TV perde o bom senso e grita descontroladamente com um entrevistado? O vídeo vai parar no YouTube, é claro. Foi o que aconteceu com o jornalista John Sweeney, da BBC, enquanto entrevistava Tom Davis, representante da Igreja da Cientologia, para um documentário que preparava para a rede britânica. Em meio a uma discussão, Sweeney perdeu as estribeiras diante das câmeras.


‘Se você tem vontade de ser um repórter de TV, este é um bom exemplo do que não fazer. Eu parecia um tomate explodindo e gritei como uma turbina de avião. Toda vez que vejo o vídeo me envergonho’, afirmou o jornalista, em artigo postado no sítio de notícias da BBC. ‘Eu pedi desculpas quase que imediatamente, Tommy continuou como se nada tivesse acontecido, mas enquanto isso a Cientologia já havia rapidamente enviado cópias da minha ‘explosão’ para meu chefe, o chefe do meu chefe e o chefe do chefe do meu chefe, o diretor-geral da BBC’, contou.


Documentário da Cientologia


A Igreja da Cientologia, que tem entre seus membros famosos os atores Tom Cruise e John Travolta, acompanhou, durante vários dias, todos os passos da equipe da BBC com seus próprios cinegrafistas – que registraram o incidente. Um porta-voz da igreja negou que Sweeney tenha se desculpado pela grosseria, e afirmou que a organização colocaria na internet seu próprio documentário contendo a discussão e outros aspectos da apuração feita pelo repórter.


Mike Rinder, representante da igreja em Los Angeles, afirmou que o documentário foi levado à BBC, mas que ninguém na rede quis olhar. Pedaços do programa feito pelos cientologistas já foram parar no YouTube. Em um dos clipes, Sweeney aparece descrevendo a BBC como ‘terrivelmente mesquinha’ e atolada em burocracia. Outra cena mostra o jornalista gritando com John Travolta: ‘você é membro de um culto sinistro de lavagem cerebral?’.


Controle da mente


A briga não parou por aí. Segundo Rinder, Sweeney, convidado a visitar uma igreja na Flórida, teria se recusado a entrar no local. ‘Foi neste momento que pensamos que seria bom documentarmos isso’, afirmou. Já o jornalista diz que perdeu o controle quando visitava uma exposição da Cientologia em Los Angeles, chamada ‘Psiquiatria: Indústria da Morte’.


A mostra incluía uma simulação de uma câmara de tortura nazista e uma seção de ‘Controle da Mente’ – foi justamente nesta seção que Sweeney diz ter ‘explodido’, segundo ele por um motivo bobo. ‘Tommy Davis havia me provocado durante toda a semana, e no sétimo dia eu não resisti. Ele gritou comigo e eu gritei de volta, mais alto’.


Para o repórter, a experiência de pesquisar a religião foi algo desgastante. ‘Gritaram comigo, fui espionado, tive meu hotel invadido no meio da noite, fui denunciado como ‘intolerante’ por estrelas do grupo, passei por lavagem cerebral – foi como senti – em uma imitação de câmara de tortura nazista e fui seguido nas ruas de Los Angeles por pessoas sinistras’, desabafou, explicando as razões para ter perdido a compostura. Informações de Robert Barr [Associated Press, 14/5/07].