As editoras de duas biografias da pré-candidata à presidência americana Hillary Clinton anteciparam os lançamentos dos livros mais uma vez, em uma concorrência declarada. A Alfred A. Knopf espera começar a vender A Woman in Charge: The Life of Hillary Rodham Clinton (Uma mulher no comando: a vida de Hillary Rodham Clinton, tradução livre), de Carl Bernstein, no dia 5/6, enquanto a Little, Brown & Company publicará Her Way: The Hopes and Ambitions of Hillary Rodham Clinton (Seu caminho: Esperanças e Ambições de Hillary Rodham Clinton, tradução livre), dos jornalistas Jeff Gerth e Don Van Natta Jr., no dia 8/6.
No mês passado, a Knopf anunciou que publicaria o livro de Bernstein no dia 19/6, surpreendendo a Little, Brown & Company, que, originalmente, havia planejado lançar sua biografia apenas no final de agosto. Em resposta, a editora optou por antecipar o lançamento para o mesmo dia 19/6, deixando clara a rivalidade.
Justificativas
Segundo Paul Bogaards, porta-voz da Knopf, o debate dos pré-candidatos do partido Democrata para as primárias, que acontecerá no dia 3/6, será um bom chamariz para o livro, que traça a vida de Hillary por meio de sua decisão de concorrer à presidência. Como timing é tudo, Bernstein irá aparecer no programa Today, da NBC, no dia do lançamento oficial.
Bogaards afirma ainda que os 275 mil exemplares de A Woman já estão impressos. ‘Você tem de ser realista neste tipo de negócio. Achamos que algumas histórias deste livro irão vazar e queremos ter certeza de que ele já esteja disponível’, diz, justificando a mudança de data. Bernstein, jornalista que, junto com Bob Woodward, revelou o escândalo Watergate para o Washington Post, levou oito anos para completar a biografia de Hillary.
Segundo Michael Pietsch, publisher da Little, Brown, Her Way terá sua resenha publicada na revista do NYTimes no dia 3/6, o que fez com que seu lançamento fosse antecipado para 8/6. Pietsch informou que foram enviadas algumas cópias do livro para a imprensa, com o pedido de que assinassem acordos de confidencialidade até a data de venda. A editora planeja imprimir inicialmente 175 mil cópias. Informações de Motoko Rich [The New York Times, 22/5/07].