Em sua coluna de domingo [20/5/07], a ombudsman do Washington Post, Deborah Howell, abordou uma reclamação freqüente dos leitores: as seções publicadas em meias páginas da edição dominical do diário, como ‘Health’, ‘Home’ e ‘Sunday Source’. Segundo eles, este formato de diagramação é difícil de ser lido no metrô, à mesa ou até mesmo sentado no sofá. ‘É difícil ler uma meia página na vertical e virar a página. Isto é irritante’, desabafou a leitora Patricia Vacca. ‘Descubram uma maneira de preencher a página ou então cortem estas seções’, sugeriu o leitor Eric Hill. ‘Segurar ou dobrar a página com este tipo de diagramação, sem deixar o jornal cair ou se contorcer, requer uma terceira mão’, ironizou J. Scott Monier.
Meias páginas economizam dinheiro de impressão. Além disso, as seções ‘Home’, ‘Health’ e ‘Sunday Source’ ocupam áreas originalmente de anúncios de edições que vão para diferentes regiões. Antes das meias páginas, o espaço não vendido para anunciantes era preenchido com propaganda de produtos do próprio jornal, o que não traz lucros para a empresa.
Para recortar
Debra Leithauser, editora da ‘Sunday Source’, reconhece que alguns leitores ficam frustrados com as meias páginas. Por isso, ela, Belle Elving, editora da ‘Home’, e Frances Sellers, editor da ‘Health’, aproveitam este formato para publicar informações que podem ser recortadas e guardadas, como, por exemplo, dicas para escolha de lâmpadas ou quadros com explicações sobre doenças.
Katharine Weymouth, vice-presidente de publicidade do diário, prometeu ficar atenta às críticas. ‘O papel é um dos gastos mais altos de um jornal. Na medida em que os diários procuram cortar custos para continuar investindo em conteúdo, aproveitar meias páginas quando não temos matérias ou anúncios para preenchê-las parece ser a melhor opção para nós. Mas vamos ficar atentos às reclamações dos leitores e reconsiderar se isto os está afastando’, avalia. O publisher Bo Jones afirmou que vai decidir se irá manter estas páginas após uma pesquisa com leitores, que deve ser finalizada dentro de algumas semanas.
Anúncios em destaque
Além das meias páginas, anúncios nas primeiras páginas das seções também vêm irritando alguns leitores. ‘Um grande número de jornais – incluindo o USA Today – vêm publicando anúncios nas primeiras páginas de suas editorias. Estava feliz por o Post ter resistido a esta tendência de sacrificar o conteúdo editorial em nome de mais lucro. Peço que reconsiderem esta decisão’, escreveu o leitor Paul Kirby.
Em resposta a Kirby, Jones nota que o New York Times e o Wall Street Journal também estão publicando anúncios nas primeiras páginas das seções. ‘Nós relutamos em aceitar estes anúncios pelas razões expostas por você. Mas, ao final, optamos por publicá-los. Como você sabe, os jornais estão sofrendo pressões econômicas e achamos que mais lucro contribuiria para manter a qualidade editorial’, justifica.