A TV Brasil fechou na terça (11/11) a grade geral que será seguida por todas as 24 emissoras educativas associadas à rede. Na verdade, mais do que a grade, foi fechado o modelo de que permitirá não apenas o compartilhamento de programação em rede nacional, como a comercialização dos espaços publicitários (dentro do que prevê a legislação da TV pública).
Ao longo da semana, serão oito horas diárias de programação em rede (o resto é de programação local), divididos em 12 faixas horárias diferentes, e intervalos padronizados em três minutos. A ênfase maior para a transmissão em rede é na programação infantil pela manhã e juvenil à tarde, e os programas jornalísticos. As emissoras locais terão, contudo, grande espaço para as suas programações específicas e parte desta programação deverá ser jogada na rede nacional.
A grade do final de semana ainda está sendo discutida entre as emissoras. Boa parte dos programas novos que estão sendo desenvolvidos deve estrear entre dezembro (quando a TV Brasil completa um ano) e março de 2009, juntamente com o início das transmissões em rede. Também a partir de dezembro toda a programação da TV Cultura que será retransmitida pela rede pública passa a ser licenciada pela TV Brasil, que adquire este conteúdo junto à emissora paulista.
******
Do Tela Viva News