Tuesday, 26 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Os leitores perguntam, a ombudsman pesquisa

Em sua coluna de domingo [3/6/07], a ombudsman do Washington Post, Deborah Howell, compartilhou com os leitores o seu dia-a-dia na redação. Ela recebe diariamente grande quantidade de cartas e e-mails, que se empenha para responder – não importando o tema. Para exemplificar, Deborah destacou algumas das reclamações enviadas a ela ao longo da semana.

Três leitores reclamaram de uma matéria publicada na primeira página do Post sobre polêmica que surgiu na internet: uma fotografia da estudante Allison Strokke, de uma escola na Califórnia, praticando salto com vara, foi divulgada em blogs e se espalhou rapidamente pela internet – acompanhada de comentários vulgares. Tendo em vista a proporção tomada pelo assunto, o Post publicou um artigo, sem divulgar a foto. Para os leitores, a divulgação do caso prejudicou ainda mais a estudante. Emilio Garcia-Ruiz, subchefe de redação da seção de esportes, diz que o foco da matéria era a invasão de privacidade na rede e a idéia foi justamente fazer um alerta a isto, usando o caso de Allison para ilustrar o argumento.

Dúvidas, esquecimentos e alergias

Um outro leitor quis saber por que, sempre que é citada, a cidade de Spokane, em Washington, vem acompanhada do estado, sendo que o mesmo não ocorre com cidades como Boise e Syracuse. Ashley Halsey, subeditora da seção metropolitana, responde que é porque há outra cidade chamada Spokane no Missouri, por isso é importante deixar claro sobre qual se está escrevendo.

Outras reclamações são mais triviais. Uma leitora quis saber se o Post mudou recentemente a marca da tinta usada para a impressão, porque ela achou ter desenvolvido alergia ao jornal. Kevin Conner, gerente de qualidade de impressão, checou com fornecedores e nenhuma mudança foi encontrada na tinta. Outro leitor reclamou que não estava recebendo o jornal, mas depois de entrar em contato com Deborah descobriu que sua mulher havia esquecido de pagar a assinatura.