Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Presente de grego

Pós-dia de finados, 03/11/2008, e lá está a incansável colunista Fabíola Reipert no jornal Agora com sua coluna diária. E quando digo incansável é no sentido amplo da palavra. Acompanhar os bastidores da TV é algo desgastante. Eu me confesso um assíduo da coluna ‘Zapping’, meio que por costume e também hoje em dia por preguiça de ler os milhares de blogs e colunas sobre TV, que sempre chegam com um refugo do que a Fabíola já publicou.

Hoje sofri de um irremediável ataque de riso de âmbito eloqüente e ímpeto incontrolável ao ler a primeira cabeça das tiras de hoje na ‘Zapping’: ‘Falabella briga com colaborador de sua novela, na Globo’. Muito se falou de Negócios da China, que viria para quebrar com a monotonia do horário, que há vários ciclos mantinha remakes de época ou inéditas (raramente) também de época. Pois bem, os índices da trama são realmente um recorde, só que negativo. A trama já possui a pior média da história no horário para a Globo. A nota que segue após a cabeça mostra o nível de desespero dentro da emissora. Eis a nota que não me deixa mentir:

‘Comenta-se nos bastidores da novela das seis que Miguel Falabella se desentendeu com um de seus colaboradores. Como ‘Negócio da China’ está com baixa audiência, capítulos têm sido reescritos. A pressão é tanta na Globo que Falabella está indo pessoalmente acompanhar gravações e edições de cenas. E vive fazendo o elenco regravar. Grazi Massafera que o diga…’

Globo em terceiro lugar

Nada na poderosa vai muito bem nestes dias. A coluna continua a disparar outras pérolas, uma das quais merece uma análise: ‘Mudada: a equipe que trabalha com Xuxa na Globo, que vai de assistentes de direção, produtores, câmeras etc., tem estranhado e comentado a alteração de humor dela.’ Fui tão espontâneo ao ler quando a algoz da ex-rainha dos baixinhos e das manhãs: ‘Tadinha da Xuxa!’ – por Maisa Silva (apresentadora do Sábado Animado) ao ler no programa Silvio Santos revista onde dizia a manchete: Maisa bate Xuxa! Creio que em breve a princesa destrona de vez a rainha.

A continuidade passa por diversos assuntos e barracos de bastidores do casal Luana Piovanni e Dado Dolabella, mas a ordem do dia parece estar contra a poderosa. Duas outras notas também destacam a vertiginosa queda e fragilização de horários específicas da Rede Globo:

‘Queda no Ibope 1

O ‘SPTV’, da Globo, está perdendo audiência. De 2004 a 2007, o SPTV – 1ª edição dava 12 pontos, contra 10 deste ano (até outubro).

Queda no Ibope 2

O SPTV – 2ª edição tinha 35 pontos, em 2004. No ano seguinte, fechou com 32. Em 2006, teve 34. Em 2007, 29. Até outubro deste ano, 26.’

Será que a Fabíola Reipert teve alguma desavença com alguém da cúpula da Globo? Imaginação minha! Realmente, a líder já não é mais tão líder. As coisas estão caminhando, como diria Lulu Santos: ‘A passos de formiga e sem vontade’, mas estão. Hoje a hegemonia da Globo se vê com certos abalos. A manhã parece ter sido a grade perdida. É comum se ver a Globo em terceiro lugar no período matutino hora ou outra, algo inimaginável anos atrás.

Fugindo da concorrência

O jornal SPTV da tarde pega esse foguete, pois além de começar no bolo do empate técnico da manhã, ainda dependendo da loucura do Silvio Santos e seu canal de grade voadora enfrenta o incansável Chaves do qual é antigo freguês. Outro agravante do horário para a Globo são os populares Balança São Paulo, Rio e seus genéricos de nomes outros, mas mesmo formato que em vários estados são líderes. Na terça-feira, 28 de outubro, Chaves alcançou a liderança de audiência. No ar das 12h45 às 13h14, o programa registrou média de 9 pontos e pico de 10. No mesmo período, a segunda colocada também registrou 9 pontos e a terceira, 8. Esse é um exemplo do quão a vida dos noticiários locais da Vênus platinada tem no momento árdua briga no Ibope.

A segunda edição do jornal local do Pro-Jac tem uma outra cena – além da Record, a Band com um Datena cada vez mais circense também lhe rouba pontos pelo formato ao vivo e de prestação de serviços sobre o trânsito. Mas sempre teve uma boa zona de conforto graças a se anteceder pela novela das 6. Mas com a queda paulatina de público no primeiro horário de novelas da casa, o SPTV – 2ª edição tem contado um miúdo para fugir da concorrência.

Afinal ser líder recebendo com 40 pontos de Alma Gêmea, último sucesso no horário das 6, é mais fácil que receber 19 pontos de Negócios da China.

Será que é devido à queda das bolsas que o Negócio da China, pelo menos para o seu sucessor na grade SPTV, está parecendo muito mais com um presente de grego?

******

Ator, diretor teatral, cantor, escritor e jornalista, Florianópolis, SC