O jornalista belga Eric Boever pediu desculpas por sugerir, em um telejornal que apresenta, que o presidente francês Nicolas Sarkozy estaria bêbado durante uma entrevista coletiva na cúpula do G8, na Alemanha. O vídeo, que mostra um Sarkozy ofegante e cambaleante, virou um dos mais assistidos no sítio de compartilhamento YouTube nos últimos dias.
No programa, Boever aparece comentando que ‘aparentemente, [Sarkozy] bebeu mais do que apenas água’. O presidente francês, visivelmente sem ar, desculpa-se com os jornalistas que o esperavam por estar atrasado e dá uma pausa, com uma expressão de riso, antes de dar início à sessão de perguntas.
Piada de mau gosto
O jornalista belga enviou um pedido de desculpas à embaixada francesa em Bruxelas e solicitou que o pedido fosse encaminhado também ao gabinete de Sarkozy. Um porta-voz do presidente não quis comentar o incidente, dizendo apenas que ‘não é comum para o governo fazer comentários sobre piadas de mau gosto’.
Sarkozy, que fez sua estréia internacional na presidência francesa durante a cúpula na Alemanha, não bebe álcool e é corredor. A emissora pública belga RTBF, onde trabalha Boever, recebeu mensagens com reclamações e com elogios ao vídeo. ‘Algumas nos dão parabéns, outras dizem ter ficado chocadas que nós pudéssemos sugerir que o presidente da França não estava em seu estado normal’, contou Yves Thiran, diretor do canal. Informações da AFP [12/6/07].