Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Clube de imprensa acusa ex-presidente de fraude

O presidente do Press Club of Dallas (Clube de Imprensa de Dallas), Tom Stewart, já havia derrubado um balde de água fria nos Katie Awards, prestigiada competição jornalística da organização, afirmando que os resultados das edições de 2006 e 2005 foram fraudados. Esta semana, Stewart colocou sob suspeita a edição de 2004. ‘Não tenho provas de que houve um julgamento em 2004. Neste momento, eu o coloco na mesma categoria que 2005 e 2006’, afirmou.


O clube de imprensa entrou com ação contra a ex-presidente Elizabeth Albanese, acusada de fraudar as premiações. Elizabeth ganhou 10 prêmios nos últimos quatro anos, incluindo quatro apenas em 2006 – mais do que qualquer outro jornalista. O processo a acusa de ‘atividade desonesta e fraudulenta’ enquanto esteve envolvida com a organização, e sua resposta está marcada para a próxima semana.


Má fama


Elizabeth começou a participar da organização dos Katie Awards por volta de 2003, mesmo ano em que começou a colecionar vitórias. Ela presidiu o clube de agosto de 2005 a março de 2007, e deixou o cargo após questionamentos do conselho sobre os prêmios e sobre as finanças da instituição. A jornalista já havia sido presa por fraude, roubo e falsificação. Membros do conselho afirmaram que ela também já mentiu sobre ter se formado na Universidade do Texas e na escola de Direito de Harvard, e de ter trabalhado para o New York Times.


A integridade da premiação foi posta em dúvida desde que membros do clube viram que Elizabeth não sabia citar nenhum dos juizes das competições de 2005 e 2006. Diante da suspeita de fraude, editores de alguns dos maiores veículos de mídia da região afirmaram que iriam devolver seus prêmios.


O clube de imprensa realiza o Katie Awards há 48 anos, para homenagear jornalistas e profissionais de comunicação do Texas, Arkansas, Colorado, Louisiana, Novo México e Oklahoma. Segundo Stewart, o clube ainda não decidiu se irá organizar uma edição de 2007 da premiação. Informações de Jeff Carlton [AP, 13/6/07].