Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Microsoft permitirá instalação de programas alternativos

Após pressão do Google e de reguladores antitruste, a Microsoft permitirá que usuários do sistema operacional Windows Vista escolham um programa que não seja o fabricado pela empresa para realizar buscas em seus computadores. De acordo com um relatório divulgado esta semana pelo Departamento de Justiça dos EUA, usuários e fabricantes de computadores poderão instalar um programa de busca diferente do Instant Search, que faz parte do Vista. O Google, por exemplo, tem uma ferramenta semelhante, o Google Desktop. Além disso, um link para programas alternativos será disponibilizado no menu inicial do Windows.


Atualmente, usuários do Vista têm a opção de realizar buscas de arquivos no computador através de uma janela no canto superior direito da tela. Junto a esta janela, a Microsoft vai acrescentar um link para programas alternativos.


Ação judicial


Em abril, o Google entrou com uma reclamação no Departamento de Justiça, alegando que o programa do Vista prejudicava a competição entre empresas, deixando inclusive os outros programas, como o gratuito Google Desktop, mais lentos. A companhia dizia ainda que era muito difícil para usuários leigos descobrir como desligar o programa da Microsoft.


Inicialmente, a Microsoft refutou as acusações, afirmando que os reguladores haviam analisado o programa antes de seu lançamento. Entretanto, Brad Smith, conselheiro-geral da empresa, disse na semana passada que ela estaria aberta a mudanças, caso fosse necessário.


‘O acordo não está perfeito, mas é um passo positivo em relação a uma maior competição na indústria do software’, afirmou o procurador-geral da Califórnia, Jerry Brown. Uma audiência para verificar se a Microsoft está cumprindo o acordo será realizada no dia 26/6. As mudanças estarão disponíveis no primeiro pacote de atualizações do sistema, até o final do ano.


Em 2002, a Microsoft assinou um acordo com o Departamento de Justiça, comprometendo-se a ajudar os rivais a desenvolver softwares que funcionassem bem no sistema Windows, após o governo ter concluído que ela usava seu sistema operacional para prejudicar a concorrência. Em relação ao Instant Search, a Microsoft concordou em dar aos concorrentes informação técnica para ajudar a otimizar a performance de programas alternativos. Informações de Jéssica Mintz [AP, 20/6/07].