Saturday, 21 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

NYTimes diminui de tamanho e aumenta preço

O New York Times irá aumentar o preço e diminuir o tamanho de suas páginas. A partir de 15/7, o jornal diário subirá 25 centavos de dólar, chegando a US$ 1,25, e o preço do jornal de domingo aumentará 50 centavos de dólar, passando a US$ 4, afirmou uma porta-voz do Times.


Já o tamanho da página perderá algumas polegadas a partir de agosto – ao contrário do plano original, de mudar o tamanho apenas em abril de 2008. A impressão deixará de ser feita em Edison, Nova Jersey, e passará para uma nova instalação em College Points, no Queens.


Economia


Em uma mensagem à equipe, esta semana, o editor-executivo, Bill Keller, explicou que uma matéria de 720 palavras, por exemplo, será reduzida em 50 ou 60 palavras para caber na nova página. No ano passado, quando Keller falou pela primeira vez sobre diminuição de tamanho, ele afirmou que haveria um aumento no número de páginas para compensar o espaço perdido, mas nesta última mensagem não havia nenhuma menção a isso.


Segundo Janet Robinson, presidente e CEO do Times, as mudanças na impressão resultarão em uma economia anual de US$ 40 milhões. Com outros cortes não especificados, Janet afirmou que o jornalão economizaria de US$ 65 milhões a US$ 75 milhões este ano.


As medidas seguem uma queda de 4,4% na receita publicitária de 2007. Em maio, a receita chegou a cair 8,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Informações de Keith J. Kelly [New York Post, 21/6/07].


 


Bloomberg investe em contratações


Já a Bloomberg, uma das maiores agências especializadas em informações financeiras, irá expandir em mais de 10% sua equipe editorial, este ano. O plano da companhia é contratar pelo menos 240 repórteres em 2007, que irão se juntar a uma equipe de 2.300 profissionais de imprensa. A estratégia da Bloomberg é ganhar posição sobre as rivais Reuters e Thomson, que recentemente anunciaram uma fusão de US$ 18 bilhões.


‘Notícias são uma parte importante do modelo de negócios da Bloomberg’, afirmou o presidente da Bloomberg News, Matthew Winkler, em entrevista ao Financial Times. Segundo Winkler, já foram contratados 180 jornalistas este ano.


O aumento da equipe reflete o rápido crescimento na venda de terminais da Bloomberg em todo o mundo, com tendência particularmente forte na Ásia. Os terminais financeiros são computadores ligados a uma rede digital que fornece acesso a notícias financeiras e ferramentas de análise de mercado 24 horas por dia. Eles são alugados por bancos de investimento e companhias ligadas ao mercado financeiro, e estima-se que haja cerca de 250 mil terminais da Bloomberg espalhados pelo mundo. No ano passado, a empresa cresceu aproximadamente 15%; a Reuters teve crescimento de 9% e a Thomson, de 5%. Informações de Aline van Duyn [The Financial Times, 21/6/07].