A vida e a obra de Daniel Herz, organizada em fatos, produção, idéias e lutas, foi documentada e publicada em um site construído especificamente para armazenar o conteúdo, possibilitando o acesso a todos os cidadãos. Jornalista, professor, sindicalista, estrategista político, pesquisador, empresário, grande militante pela democratização dos meios de comunicação – morto em 2006, vítima de câncer – Herz deixou um importante legado para a construção da democracia no setor.
O jornalista Daniel Herz perdeu a vida precocemente, aos 51 anos, mas, enquanto viveu, colaborou incessantemente com a democratização da comunicação social no país – a luta pelo direito de todos em se comunicar – e com a construção de políticas públicas para o setor. Sua vivência política e profissional foi documentada, sob a coordenação de Célia Stadnik (viúva de Herz), em pesquisa realizada por José Miguel Quedi Martins, Lucas Kerr de Oliveira e Nilo André Piana de Castro, e publicada no site http://danielherz.epcom.inf.br/.
Duas fases de vida
A intensa história da vida pública de Herz se confunde com a própria história da luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil. Formulador nato e militante incansável, ele esteve presente nos principais capítulos da história brasileira das comunicações nos últimos 25 anos (ver aqui). Entre outras participações, foi um dos mentores do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), atuou no movimento sindical através da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), foi um dos mentores da Lei do Cabo – concebida para um modelo de serviços de forma pública – e conselheiro no Conselho Nacional de Comunicação (CCS).
Os pesquisadores assinalam que a vida de Daniel Herz está dividida em duas fases: antes e depois da publicação do livro A História Secreta da Rede Globo, originado de sua dissertação de mestrado na Universidade de Brasília (UnB), quando foi orientado pelo professor Murilo César Ramos.
Ciências da comunicação
Há pouco mais de 10 anos, em outubro de 1998, nascia o Epcom – Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação, idealizado e mantido por Herz. O objetivo principal era monitorar a mídia comercial e a especializada, além do Congresso Nacional, em assuntos que pudessem ajudar a orientar a ação das diversas entidades sindicais e do movimento social aglutinadas em torno do FNDC.
O Instituto Epcom desenvolveu o premiado ‘AcessoCom‘ – Serviço de Jornalismo Especializado em Comunicação, projeto que em 2001 foi vencedor do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação na categoria Grupo Inovador. O trabalho consistia na seleção, síntese e análise de textos produzidos pela imprensa nacional, diariamente, relacionados com cerca de 30 temas ligados à comunicação.
O site traz ainda um elenco de 14 temas de interesse para o setor, cada um disponibilizando dezenas ou centenas de artigos relacionados – que constitui um precioso banco de dados para consulta e pesquisa. A seção ‘Multimídia’ traz algumas fotos e na seção ‘Vida‘ há um vídeo produzido pelo Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre Daniel Herz.
O acervo foi organizado pela bibliotecária Caroline Matzenbacher Freitas, com o auxílio da equipe de estagiários Graziela Mônaco Vargas, Liziane Rohdt Duro, Luciano Rapetti, Marioni Inês Dornelles da Silva e Mônica Borba de Rivero. Redação e edição: James Görgen; Administração: Guilherme Herz.
******
Da Redação FNDC