Comumente, é evidente a busca por estratégias pedagógicas que possibilitem e favoreçam uma aprendizagem colaborativa com o objetivo de estabelecer um procedimento onde o aluno, em conjunto com o professor, tutor e/ou com outros alunos, estabeleça compreensão e interpretação da informação de determinados assuntos, de maneira que a construção do conhecimento seja mútua entre os atores do processo.
Para tanto, Dillenbourg (1999) enfatiza que a aprendizagem colaborativa é uma condição de aprendizagem na qual duas ou mais pessoas aprendem ou tentam aprender em conjunto, algo que poderá ser vivenciado em algumas instituições de ensino, sejam EAD, online e/ou presenciais. Nesse sentido, quais seriam as estratégias pedagógicas mais adequadas para que se obtenha uma aprendizagem colaborativa na educação online?
Num ambiente de aprendizagem online, as atividades mais importantes devem ser direcionadas: a procura, a seleção e, por fim, a aplicação (Peters, 2006), através de uma metodologia na qual os alunos de vários níveis de performance trabalhem juntos em pequenos grupos tendo uma única meta proporcionada pela interação colaborativa e interatividade.
Processo de interatividade
Segundo Palloff e Pratt (1999) apud Silva (2004), apresentam algumas dinâmicas podem promover o aprendizado colaborativo: a) formular um objetivo comum para aprendizagem; b) estimular a busca de exemplos da vida real. b) estimular questionamento inteligente; c) dividir a responsabilidade pela facilitação; d) estimular a avaliação; e) compartilhar recursos e f) estimular a escrita coletiva. Nesse contexto, o objetivo fundamental da colaboração na educação online é o de possibilitar ao aluno conhecimento, visando à sua aquisição no contexto da cognição, manifestando-se a partir da atividade proposta no ambiente de aprendizagem online.
Nessa perspectiva, o uso da tecnologia da informação e comunicação na educação deixa notável a sua aplicabilidade, além de proporcionar um dimensionamento no que se diz respeito às interações que são mediadas entre professores, alunos e ambientes, devido à maior flexibilidade de tempo e espaços, através dos princípios colaborativos de aprendizagem, neles executados.
Deste modo, deverá existir um elo entre a atividade proposta pelos professores e tutores no ambiente online em consonância com a intencionalidade da tarefa, perfil do aprendiz, a interação estabelecida entre o professor tutor e o aluno, o processo de interatividade entre os participantes e como essa interação deverá ser melhor potencializada, o que, conforme Dillenbourg (1999) apud Costa, Mercado e Paraguaçú (2006), ‘é fundamental para que a colaboração educativa funcione adequadamente’.
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Professor tutor da Universidade Federal de Alagoas, Unopar/Alagoas, Secretaria executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, professor presencial da Fundação Raimundo Marinho em Penedo (AL), e instrutor do Senai e Senac-Arapiraca (AL)