FOTOGRAFIA
Getty Images libera fotos com copyright, 10/2
‘O famoso banco de imagens Getty Images vai liberar o uso de fotos protegidas por direitos autorais. Será necessário usar uma aplicação [somente com convites] para acessar as imagens e postá-las em blogs e sites.
Ainda sou mais usar o Flickr como um banco de imagens. As fotos são mais variadas e, no final, você ajuda a divulgar o trabalho de outras pessoas. Mas, de qualquer forma, fica a dica do Getty Images.’
EL PAÍS
Frase da semana, 9/2
‘´Se tivesse que fundar agora o El País, provavelmente não seria em papel. Faria alguma coisa na internet e uma versão em papel com o que considerasse mais atraente´.
Frase de Juan Luis Cebrián, primeiro diretor do jornal El País, no livro Os melhores jornais do mundo, lançado recentemente.’
MAPA DO CRIME
Mashup para pegar ladrão, 8/2
‘Em 2005, um jornalista e um designer lançaram, meio que de brincadeira, o Chicago Crime, um mashup [mistura do conteúdo de dois sites] que mostrava em um mapa online os crimes que ocorreram na cidade.
A ferramenta, que era alimentada por reportagens de jornais locais e dados da polícia de Chicago, foi considerada o ´1º mashup do jornalismo´.
Nesta quinta-feira, li no site da CNN que a iniciativa começa a gerar outros sites. Foi lançado o CrimeReports. É semelhante ao Chicago Crime, porém cobre todo os EUA e os usuários podem receber alertas sobre a ocorrência de crimes no email.
A idéia da ferramenta é reduzir os crimes e alertar as pessoas sobre os locais mais perigosos dos EUA. O usuário do site acaba sabendo, de antemão, onde ocorreu um ato criminoso, algo como ´uma mulher acabou de ser assaltada na rua tal´.
Os dados sobre os crimes são repassados por meio de parcerias com os departamentos de polícia dos EUA, o que vem gerando discussões sobre privacidade, já que o site informa a localização exata de onde ocorreu o delito.’
VÍDEO ONLINE
Ao vivo é mais legal, 8/2
‘Enquanto o pessoal fica especulando se a Yahoo! está morta ou não, a empresa lançou nesta sexta-feira, em fase de testes, um serviço de transmissão ao vivo de vídeos, o Live Yahoo!.
O serviço é bem parecido com UStream, Mogulus e Justin.TV [acredito que o 1º ainda seja melhor – interface e simplicidade] e diferente do Qik, que permite transmitir pelo celular. É só acertar algumas configurações, ligar uma webcam ou Mini-DV e mandar bala na transmissão ao vivo.
Serviços de streaming de vídeo existem há algum tempo, mas hoje, com a banda larga e até celular que faz streaming de vídeos, faz mais sentido utilizar esses sites.
É só questão de tempo para o YouTube lançar algo parecido e começar a apostar na ´streaming media` – em um primeiro momento, uma mídia alimentada pelo narcisismo – pessoas se exibindo na webcam – para depois se tornar ´algo mais sério´, com transmissão ao vivo de conferências.’
******************
Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.