Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Democratas apostam na força dos blogueiros

Os oito pré-candidatos democratas à presidência dos EUA – Hillary Clinton, Barack Obama, John Edwards, Bill Richardson, Chris Dodd, Mike Gravel, Dennis Kucinich e Joseph Biden – participaram da segunda edição da YearlyKos Convention, maior convenção de blogueiros de tendência liberal do país, de quinta-feira (2/8) a sábado (4/8), em Chicago.

A presença em massa dos presidenciáveis reflete a crescente importância dos ativistas online na política americana – à primeira edição do evento, no ano passado, apenas Richardson compareceu. Desta vez, cada candidato participou de encontros com blogueiros e, no sábado (4/8), todos se juntaram para um debate. Cerca de 1.400 blogueiros se inscreveram para a convenção, que contou também com 200 jornalistas credenciados.

Para Markos Moulitsas Zuniga, veterano de guerra do Exército americano que criou o sítio liberal DailyKos em 2002, a influência dos blogueiros cresceu ao longo do ano passado, em parte devido ao papel dos blogs na eleição para o Congresso, em novembro de 2006. ‘Acredito que passamos de novidade, em 2004 [quando Howard Dean entrou na disputa democrata ajudado por captação de recursos online], para um grupo que apresenta resultados’, opina.

Nova plataforma política

A mudança no foco da campanha dos democratas, da mídia tradicional para a rede, foi realçada na semana retrasada, quando nenhum dos pré-candidatos compareceu ao Conselho de Liderança Democrática no Tennessee. O encontro costumava ser parada obrigatória para candidatos democratas – de Walter Mondale, em 1984, a Bill Clinton, em 1992 e 1996.

Na opinião do professor Darrell West, especialista em política e comunicação de massa na Universidade Brown, a TV ainda desempenha um papel importante na política, mas os blogs vêm exercendo, ao longo dos últimos anos, uma imensa influência – passando a competir com as mídias tradicionais. ‘Os blogueiros têm grande importância, pois podem divulgar informações instantaneamente’, avalia.

Conservadores vs. inovadores

Todos os pré-candidatos democratas têm especialistas em internet em suas equipes. Edwards, por exemplo, contratou Joe Trippi, veterano de campanhas democratas e ex-conselheiro de Howard Dean. Além disso, eles mantêm páginas oficiais na rede e divulgam mensagens em vídeo aos eleitores em sítios como o YouTube.

Enquanto o Partido Democrata vê na rede um aliado, o Republicano se mantém fiel às mídias tradicionais, como o rádio, por exemplo. Para Gina Cooper, organizadora do YearlyKos, a diferença de estratégias entre democratas e republicanos é explicada por suas culturas distintas; enquanto os primeiros preferem o status quo, os segundos gostam de mudanças. Para se ter uma idéia, no final de julho, os pré-candidatos democratas participaram de um debate histórico, onde responderam, de um estúdio da CNN, a questões postadas pelo público no sítio de compartilhamento de vídeos YouTube. Informações de Ewen MacAskill [The Guardian, 2/8/07].