Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Ferramenta online desnuda editores de verbetes

O Wikipedia Scanner, ferramenta que aponta o endereço IP de quem edita os artigos da enciclopédia online, promete ajudar a avaliar a veracidade das informações postadas por internautas. O IP é o número que identifica cada computador ligado à rede.

Desenvolvido por Virgil Griffith, pesquisador – de apenas 24 anos de idade – do Instituto de Tecnologia da Califórnia, o Wikipedia Scanner descobriu, por exemplo, que usuários de computadores da CIA editaram informações das biografias dos ex-presidentes Ronald Reagan e Richard Nixon. De fato, computadores localizados na CIA já fizeram edições em cerca de 300 verbetes, de assuntos que vão desde o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, à marinha argentina e ao arsenal nuclear da China.

Quebra de etiqueta

Mas a grande revelação da ferramenta, segundo Griffith, envolve a Diebold, fabricante de urnas eletrônicas, que fez modificações referentes ao envolvimento da empresa nas eleições presidenciais americanas de 2000, quando foi questionada a contagem dos resultados. Funcionários da companhia alteraram o verbete da Diebold na Wikipedia há dois anos, retirando 15 parágrafos que detalhavam as acusações.

Editar o próprio verbete é considerado uma quebra de etiqueta pela enciclopédia online, que funciona de maneira colaborativa. No ano passado, descobriu-se que membros do Congresso americano haviam removido dados de seus perfis e dos políticos com os quais haviam trabalhado. Também em 2006, alguém da Pepsi apagou diversos parágrafos que falavam dos efeitos prejudiciais do refrigerante à saúde. Informações de Bobbie Johnson [The Guardian, 15/8/07], Katie Hafner [New York Times, 19/8/07] e Glenn Chapman [AFP, 18/8/07].