Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Google News começa a hospedar notícias de agências

O Google anunciou, na semana passada, que começou a hospedar conteúdo noticioso produzido pelas agências Associated Press, France Presse, The Press Association e The Canadian Press em seu próprio sítio de busca de notícias, o Google News. Estas agências não dispõem de sítio próprio, como é o caso, por exemplo, da Reuters.


Até agora, o sistema de busca de notícias exibia apenas o título e, algumas vezes, pequenos trechos das matérias, sendo necessário acessar links de veículos de comunicação para ler os artigos completos. Ao longo dos últimos dois anos, isso ocasionou um debate intenso do Google com a AP e com a France Presse sobre violação de direitos autorais.


Problemas, problemas


A mudança pode ocasionar, no entanto, na diminuição do tráfego em outros sítios noticiosos que reproduzem os artigos e fotos destas agências e, conseqüentemente, na redução dos lucros com anúncios online. ‘Isto pode significar menos audiência para alguns sítios, mas permite que mais conteúdos originais tenham espaço’, opina Josh Cohen, gerente de produtos do Google News. Ou seja, o internauta, diante de mais conteúdo disponível para leitura, poderá optar por clicar apenas nas matérias originais que lhe despertarem atenção especial ou naquelas que possam oferecer algum dado diferente, e deixar de lado aquelas que são apenas reproduções em diversos sítios jornalísticos.


Os valores financeiros da negociação não foram revelados. Embora o Google – de modo genérico – seja a ferramenta de busca mais usada da rede, o Google News tem rivais de peso. Em julho, o sistema de busca de notícias do Google atraiu 9,6 milhões de visitantes, enquanto o mesmo serviço do Yahoo! registrou audiência de 33,8 milhões, segundo dados da comScore Media Metrix. Informações de Michael Liedtke [Associated Press, 31/8/07].