A emissora pública alemã NDR demitiu a apresentadora Eva Herman depois que ela elogiou políticas nazistas em uma coletiva de imprensa pelo lançamento de seu novo livro sobre educação infantil. Eva, de 48 anos, foi apresentadora de notícias da emissora por 18 anos, e atualmente tinha um talk show.
Enquanto falava sobre o livro Das Prinzip Arche Noah – warum wir die Familie retten muessen (O princípio da Arca de Noé – por que devemos salvar a família), ela afirmou que valores familiares cultivados pelo nazismo foram abandonados pela confusão do fim dos anos 60. ‘[o nazismo] Foi um período horrível com um líder maníaco e perigoso que arruinou os alemães, como sabemos. Mas havia também, nesta época, algo bom: os valores, as crianças, as famílias, a intimidade familiar. Isso tudo foi anulado, não restou nada’.
O diretor do programa de Eva, Volker Herres, afirmou no sítio da NDR que a emissora demitiu a apresentadora em resposta aos comentários dela, considerados ‘incompatíveis com seu papel como apresentadora de televisão e mediadora de talk show‘. Eva não comentou o assunto. Informações da Reuters [9/9/07].