Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Após plágio, assessor da Casa Branca renuncia

Timothy S. Goeglein, assessor da Casa Branca e interlocutor da administração Bush para grupos conservadores, renunciou ao cargo após admitir ter plagiado uma publicação universitária em colunas assinadas por ele no jornal Fort Wayne News-Sentinel, de Indiana. ‘Tim Goeglein serviu lealmente ao presidente George W. Bush por sete anos e trabalhou incansavelmente para promover as políticas do presidente. Hoje, Tim assumiu que as colunas publicadas com seu nome eram plágios e pediu desculpas por não seguir os padrões esperados pelo presidente. O presidente ficou decepcionado ao saber do caso e triste por ele e sua família. Ele aprecia o serviço de Tim e sabe que ele é uma boa pessoa, comprometida com seu país. O presidente Bush aceita a renúncia de Tim’, escreveu a Casa Branca em declaração, na semana passada.

Foi Nancy Nall, ex-colunista do News-Sentinel e atual blogueira, quem descobriu o plágio. Ela apontou semelhanças em oito dos 16 parágrafos de um artigo de Goeglein sobre educação universitária, publicado no News-Sentinel, com uma coluna do professor de inglês Jeffrey Hart, do Dartmouth College, em New Hampshire, escrita há uma década. Kerry Hubartt, editor do News-Sentinel, afirmou que o jornal ficou sabendo do plágio através de Nancy. Depois da denúncia, ele teria retirado a coluna de Goeglein do sítio do jornal e os editores estariam checando suas colunas anteriores para verificar outros casos de plágio. Segundo Hubartt, Goeglein pediu desculpas aos editores do News-Sentinel e admitiu que errou.

Como denúncias feitas na internet costumam de comportar como bolas de neve, logo internautas apontaram outras suspeitas de plágio em colunas que Goeglein teria escrito para o Washington Post e para o New York Sun. Curiosamente, dias após a renúncia, o ex-assessor da Casa Branca escreveu uma homenagem ao escritor e articulista americano William F. Buckley para o sítio da National Review. Informações da Editor & Publisher [29/2/08].