Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Papa fica de fora de lista da Time

O papa Bento 16 foi deixado de fora da lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, feita anualmente pela revista Time. Divulgada na semana passada, a lista trazia o Dalai Lama e o patriarca Bartolomeu, líder espiritual dos cristãos ortodoxos. O Vaticano afirmou ter gostado da decisão da revista de não incluir o chefe da igreja católica. ‘Ficamos felizes que o papa não está lá porque foram usados critérios [de seleção] que não têm nenhuma ligação com a autoridade moral e religiosa do papa’, afirmou o porta-voz do Vaticano, reverendo Federico Lombardi.


Mas a afirmação de Lombardi parece não ser unanimidade no menor país do mundo. O editor-chefe do jornal L´Osservatore Romano, que pertence ao Vaticano, foi citado pelo diário italiano La Repubblica dizendo que a exclusão de Bento 16 da lista foi uma ‘decisão desconcertante’. ‘Qualquer editor de jornal rejeitaria aquela lista’, teria afirmado Giovanni Maria Vian.


A lista da Time é dividida em categorias como ‘Heróis e Pioneiros’ e ‘Líderes e Revolucionários’. Este ano, estão presentes, entre outros, os atores Brad Pitt e Angelina Jolie, a apresentadora de TV Oprah Winfrey, o presidente da China, Hu Jintao, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, o magnata de mídia Rupert Murdoch, o presidente dos EUA, George W. Bush, e o jogador de futebol Kaká – único brasileiro na lista. Informações de Phil Stewart [Reuters, 2/5/08].