Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jornais rivais se unem para enfrentar obstáculos

Três dos principais jornais japoneses decidiram trabalhar em conjunto para fortalecer as operações online e de distribuição em áreas remotas, a fim de combater a ameaça da internet à indústria de jornalismo impresso no Japão. A parceria envolve o conservador Yomiuri Shimbun, jornal mais vendido do país, o rival liberal Asahi Shimbun e o econômico Nikkei.


Os diários elaborarão um sítio único com os artigos de todos, em uma tentativa de atrair leitores mais jovens a assinar suas edições impressas. ‘Queremos aumentar a influência dos jornais na internet’, afirma Kotaro Akiyama, presidente da Asahi Shimbun Company. Ryoki Sugita, presidente da Nikkei Inc, alega que a maior parte das notícias online é escrita originalmente por jornalistas das mídias impressas. ‘Através deste projeto, esperamos que os internautas se interessem em ler jornais’, diz ele, cujo jornal vende três milhões de cópias por dia.


Na porta de casa


Além da parceria online, os três títulos irão cooperar na distribuição por regiões –especialmente o Yomiuri e o Asahi, que vendem, respectivamente, 10 milhões e oito milhões de cópias diariamente. O sistema de entrega de jornais no Japão, principalmente nas áreas mais remotas, onde a população está diminuindo e envelhecendo, vem enfrentando dificuldades.


O Japão é um dos poucos países desenvolvidos onde a tiragem de jornais não enfrenta queda significativa. Especialistas alegam que isto se deve, em parte, ao sistema de assinatura, que garante a fidelidade do leitor. ‘Os jornais japoneses mantiveram a credibilidade porque são entregues nas casas de maneira confiável e segura’, opina Hitoshi Uchiyama, presidente do Yomiuri Shimbun Holdings, que publica o diário de centro-direita. As empresas também planejam compartilhar gráficas e sistemas de distribuição, em caso de desastres naturais. Informações da Agence France Presse [1/10/07].