Peter Bale, produtor-executivo do MSN Reino Unido, fez, esta semana, um alerta sobre a ameaça do gigante de buscas Google sobre os sítios jornalísticos. Segundo Bale, as versões online dos maiores jornais britânicos irão sofrer uma queda considerável no tráfego de internautas devido aos recentes acordos de conteúdo feitos entre o Google News e agências de notícias.
No final de agosto, o Google fechou parcerias com algumas das maiores agências do mundo, como France Presse, Press Association e Associated Press, para hospedar conteúdo noticioso na página de sua ferramenta de busca de notícias. Com isso, serão omitidos resultados que sejam versões duplicadas das matérias das agências. Para o Google, isto é algo positivo, pois haverá mais espaço para conteúdos originais; os sítios de jornais, entretanto, deverão receber menos visitas em suas páginas.
De carona na audiência
Bale, ex-diretor editorial online do Times e Sunday Times, revelou que, quando trabalhava na indústria jornalística, ‘amava’ como o Times Online se ‘beneficiava enormemente’ de tráfego gerado pelo Google News. ‘Embora o Google possa ser considerado uma ‘editora virtual’, podemos afirmar que a empresa está infringindo a propriedade intelectual dos jornais’, opina. Informações de Mark Sweney [The Guardian, 3/10/07].