Thursday, 28 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1316

Rede admite erro em matéria sobre Israel

A BBC admitiu na semana passada que cometeu um erro significativo em reportagem recente sobre Israel, segundo informações de Jonny Paul, correspondente em Londres do jornal Jerusalem Post [22/3/08]. Em 7/3, logo após o atentado palestino na escola religiosa de Harav Yeshiva, em Jerusalém, a rede britânica mostrou imagens de uma escavadeira demolindo uma casa. O correspondente Nick Miles dizia aos telespectadores que, horas após o ataque, autoridades israelenses haviam ordenado a destruição da casa da família do palestino de 25 anos que invadiu a escola com um fuzil, matando oito adolescentes entre 15 e 16 anos. A casa, entretanto, não foi demolida, e outras emissoras exibiram imagens da família do assassino comemorando a ação de seu filho.

A falha na BBC foi denunciada pelo monitor de mídia de Boston Camera, que apontou que as imagens usadas pela rede eram iguais a fotografias da agência palestina Maan da demolição da casa do líder da Jihad Islâmica Muhammad Shehadeh, em Belém, também no dia 7/3.

A BBC se desculpou ao vivo com os telespectadores, admitindo que havia usado uma filmagem de outra casa sendo demolida. ‘Nós gostaríamos de corrigir uma reportagem sobre o ataque de um atirador palestino em uma escola judaica em Jerusalém. Na matéria, veiculada no dia seguinte ao ataque, a BBC World afirmou que a residência do atirado,r em Jerusalém Ocidental, havia sido demolida por autoridades israelenses. Esta informação não era correta, e as imagens apresentadas mostravam outra demolição’, afirmou a âncora Geeta Guru-Murthy.